Na tarde da última segunda-feira (01), os profissionais das categorias de base da Chapecoense realizaram treinamento básico de primeiros socorros. O objetivo da prática é garantir a segurança de atletas e colaboradores em treinamentos e partidas oficiais.
O Bombeiro Civil Marcos Catani ministrou a conversa com o staff alviverde e membros das comissões técnicas das categorias sub-15, sub-17 e sub-20. “Nos primeiros socorros, quem faz a diferença é quem rápido inicia as ações”, afirmou Catani. As temáticas de ameaça à vida, suporte básico, reanimação cardiopulmonar, desengasgo e identificação de possíveis traumas foram debatidas.
Profissional da área de emergências desde 2008, o instrutor Marcos Catani atua há seis anos no desenvolvimento de instruções para os treinamentos. Ele reforçou a importância do conhecimento prévio nas situações. “É fundamental que todos tenham a capacidade de identificar uma ameaça de vida e prestar a assistência no momento de imediato”, garantiu.
O supervisor Gustavo Teixeira foi um dos participantes do treinamento. “Sabemos que o atendimento inicial é muito importante em caso de lesões, choques de cabeças e, até mesmo, em outras situações que possam vir a acontecer no treinamento”, reforçou o colaborador. Gustavo elogiou a didática da capacitação. “A aula foi bem organizada. Nós conseguimos colocar em prática as instruções que o professor nos passou”, conclui.
Serviço
Em caso de emergências, a discagem do telefone 193 direciona a ligação de forma gratuita ao Corpo de Bombeiros. O site oficial da corporação catarinense é cbm.sc.gov.br.
Texto e fotos: Carla Cenci/ACF