Departamento de Saúde organiza conversa sobre importância da nutrição em esporte de alto rendimento

Na manhã desta quarta-feira (04) os atletas da Chapecoense participaram de uma conversa com o Departamento de Saúde alviverde. Na ocasião, os jogadores assistiram a uma apresentação que tratava sobre a importância da nutrição em um esporte de alta performance como o futebol. A palestra foi ministrada pelo Coordenador Científico do clube, Clodoaldo de Sá, e também pela nutricionista da Chapecoense, Vanessa Giacomet de Carvalho.

“Uma das preocupações que nós temos é sempre tentar adequar toda a alimentação deles e a parte de suplementação que é feita no clube com aquilo que é demandado no campo. Hoje abordamos um pouquinho sobre a importância do papel que os atletas têm em relação ao controle da sua dieta e como eles podem fazer para acessar o serviço que o clube tem de nutrição esportiva para auxiliá-los na alimentação do dia a dia”, declarou Clodoaldo.

Conforme Vanessa, os atletas utilizam um aplicativo e realizam registros alimentares de todas as refeições na plataforma para que a nutricionista acompanhe e dê os feedbacks individuais diários. “A partir de agora a gente vai coletar as informações sobre o que os atletas gostam de comer e onde eles fazem as refeições. Depois, vamos elaborar um plano alimentar individual de acordo com a necessidade de cada atleta: o quanto precisa de calorias; o quanto ele gasta de acordo com o tamanho dele; e então o atleta segue esse cardápio individual em casa”.

De acordo com Clodoaldo, este é um processo que é realizado ao longo de toda a temporada. “Se percebe nos atletas uma preocupação. É isso que se propõe esse departamento: criar uma condição para que os jogadores, junto conosco, consigam entregar em campo tudo que eles têm de melhor em termos de potencial físico e técnico”.

Texto: João Vítor Heemann/ACF

Foto: Tiago Meneghini/ACF

 

×