Preparação física avalia início da pré-temporada

A pré-temporada da Chapecoense iniciou no dia 15 de dezembro. Em um primeiro momento, os atletas passaram por avaliações e exames até iniciarem os treinamentos com bola no sábado (17). Conforme o Coordenador Científico do clube, Clodoaldo de Sá, o processo de avaliações foi otimizado, o que permitiu que a comissão conseguisse antecipar o início dos treinamentos em campo.

“Não tivemos nenhuma restrição, tanto do Departamento Médico quanto da fisioterapia e fisiologia em relação aos exames realizados. (…) De uma forma geral as avaliações foram muito positivas. (…) Nós temos planejado para esse ano a continuidade desse trabalho e uma intensificação maior da articulação de diferentes setores: fisioterapia, fisiologia, massoterapia e nutrição. Uma segunda etapa importante é analisar os dados que são produzidos pelos diversos setores do clube e utilizar essa informação tanto para dar suporte para a preparação dos atletas quanto para a comissão técnica no dia a dia da realização do seu trabalho”, declarou Clodoaldo.

O preparador físico da Chapecoense, Alexandre Souza, declarou que a avaliação dos atletas é bem positiva e que todos chegaram em um nível condicionante muito bom. “O grupo foi muito bem montado e a preparação está sendo muito bem feita. (…) Temos os trabalhos de força na academia, os pré-treinos, os trabalhos de aquecimento um pouco mais voltados para questão de força, velocidade e resistência, além dos trabalhos de campo, direcionados pelo professor Pivetti, fazendo com que a gente consiga, nesse primeiro momento, elencar os quesitos de força e resistência aliado aos trabalhos coletivos e táticos do professor. (…) É uma equipe nova, com muitos atletas contratados, então o aspecto coletivo-tático é importante”.

Além disso, dois jogos-treinos já estão marcados na pré-temporada. Um deles, inclusive, acontece na sexta-feira (23), às 10h, na Arena Condá. O adversário será o Azuriz-PR.

Texto: João Vítor Heemann

Foto: Tiago Meneghini

×