Chapecoense é campeã Catarinense sub-20 de 2022

O sub-20 da Chapecoense entrou em campo na tarde desta sexta-feira (11), na Arena Condá, para enfrentar o Hercílio Luz, pela segunda partida válida pela final do Campeonato Catarinense da categoria. Com a vitória por 1×0, o Verdão ergue a taça e conquista seu terceiro título na história.

Partida

Os primeiros minutos de partida foram estudados por ambas as equipes. Lucas, artilheiro da Chapecoense e da competição, balançou as redes após recuperação de bola de Mailson. Jogada pela esquerda de ataque, o camisa 11 faz o passe para o centroavante que domina avançando no centro de fora da grande área e, de perna direita, abre o placar deixando o Verdão ainda mais na vantagem para o intervalo.

Na volta da segunda etapa, a equipe do Hercílio necessitava da vitória para sagrar-se campeã, pois o empate favorecia a equipe da casa pela melhor campanha desenvolvida no turno único. Sem mais delongas e seis minutos acrescidos pela arbitragem, o apito final do árbitro Samuel concretiza o terceiro título catarinense na história da categoria sub-20.

Esta edição de 2022, foi a primeira pós-pandemia do Campeonato Catarinense. Anteriormente, de 2015 a 2019, a Chapecoense chegou na final em todos os anos: O primeiro título da categoria foi no ano de 2016, sobre e equipe do Criciúma; Dois anos após a primeira conquista, o Verdão vence o Tubarão e é bicampeão catarinense no ano de 2018. Conta com três vices campeonatos conquistados em 2015, 2017 e 2019.

O Campeonato

A Chape disputou 17 partidas somando 14 vitórias – sete vitórias seguidas – dois empate e um revés. 40 gols foram assinalados por atletas chapecoense – média de 2,3 gols por partida – sofrendo apenas 13 tentos. A artilharia do Verdão conta com Lucas, que balançou a rede 16 vezes.  

Artilheiro da Competição

Natural de Foz do Iguaçu, o paranaense Lucas Alves chegou na marca dos 16 gols no Campeonato Catarinense. Emprestado pelo time gaúcho Grêmio, o centroavante iniciou os trabalhos com o Verdão do Oeste em abril e garantiu a chuteira de ouro que coroa a artilharia isolada de Lucas no campeonato. 

Defesa menos vazada

Com apenas 13 gols sofridos, a defesa menos vazada foi a do Verdão. Gabriel recebeu o troféu representando o trabalho coletivo dos quatro arqueiros alviverdes. 

 

×