Atletas das categorias de base surgem como peças fundamentais no grupo principal

Se durante a pandemia as dificuldades no cenário futebolístico aumentaram, também é verdade que, em meio à crise, inúmeras oportunidades surgiram. Na Chapecoense, por exemplo, o momento de calendário apertado – tendo em vista a participação do clube na reta final do Campeonato Catarinense e o início da Série B do Campeonato Brasileiro – vem a calhar para os atletas formados nas categorias de base do clube que aguardam, ansiosamente, pela chance de atuar pela equipe principal.

No atual elenco, o clube possui, 19 atletas que foram promovidos das categorias de formação. Entre eles, destaque para o goleiro Tiepo, que já atuou em 35 partidas pelo time principal. O grande número de “Crias do Condá” compondo o elenco profissional vai de encontro às filosofias de trabalho e aos planejamentos da diretoria e da comissão técnica alviverde, que visa a valorização dos ativos do clube.

Para o auxiliar técnico Felipe Endres, é extremamente importante a presença de atletas formados na base, no elenco profissional. “Normalmente quem é formado na casa possui uma identificação maior com o clube, pois já estão há um tempo maior vivenciando o dia a dia. Estão ali por quatro, cinco, seis anos no clube, então já são “torcedores”. O que é algo bom, sabe-se que vão fazer algo a mais”.

O profissional ainda destacou a importância do fortalecimento da identidade e de como tem percebido o “espírito chapecoense” nos atletas formados na base que estão tendo experiências no grupo principal. “Tenho uma experiência que vivenciei e posso trazer aqui para a Chapecoense. Trabalhei com alguns atletas que a melhor definição para eles seria de torcedores. Aqui vejo atletas com mesmo espírito, um estilo da Chapecoense, competitivo, aguerrido, tentam contribuir de todas as maneiras. Todos eles que trabalham conosco no dia a dia, são muito importantes”.

Confira os atletas da base integrados ao time principal da Chape:

Goleiros: Tiepo, Arthur e João Paulo.
Zagueiros: Hiago, Tiago Coser, Bassegio.
Laterais: Busanello.
Volantes: Ned, Guedes, Tharlis e Ronei.
Meias: Lima, Péricles, Vini Locatelli e Foguinho.
Atacantes: Alan Grafite, Régis, Paulinho e Thiago Pato.

Por Alessandra Seidel e Guilherme Griebeler

Foto: Rafael Pedroso

×