Chape é homenageada durante desfile cívico

No último dia 07 de setembro, a Avenida Getúlio Vargas, na área central de Chapecó, foi palco do tradicional desfile cívico em alusão à Independência do Brasil. Mais de 30 entidades – entre Instituições Educativas da Rede Municipal e suas Fanfarras, redes Estadual e Particular, além dos Grupos de Escoteiros, Banda de Fanfarra do Programa Viver Ações Sociais, Defesa Civil, Guarda Municipal, 12ª Delegacia Regional de Polícia, 6º Batalhão de Bombeiro Militar e 2º Batalhão de Polícia Militar Fronteira e Ambiental – tomaram e cerca de 5 mil pessoas se envolveram na realização do evento que, em 2019, teve como tema “Eu cuido do Planeta. E você, faz o quê?”.

Entre as inúmeras atrações, uma, em especial, chamou a atenção: a das bandas marciais da Secretaria de Educação. Isso porque, na sua parte do desfile, elas promoveram uma homenagem à Associação Chapecoense de Futebol. Além de a banda interpretar o hino do clube, as bailarinas encenaram a torcida em um jogo e dois meninos fizeram o papel de atletas do time alviverde. Estes últimos – vindos de realidades bastante carentes – ganharam, do clube, uniformes oficiais.

Conforme a professora Juliana Wincler – responsável pela organização do desfile -, a ideia de homenagear o clube surgiu do interesse e do gosto que os alunos têm pelo futebol e, principalmente, do amor que sentem pela Chape. “Juntamos esses sentimentos com música e coreografia. Na fanfarra, trabalhamos o civismo e o patriotismo, mas, acima de tudo, a autoestima e a capacidade que cada aluno tem de ir além. A música, a coreografia e a magia que o futebol tem permitiram que levássemos para a fanfarra um pedacinho da Chape. Isso fez com que os alunos se sentissem especiais, principalmente os que foram presenteado pelo clube com o uniforme oficial. A Chape fez a alegria dessas crianças!” afirmou.

Por Alessandra Seidel

Foto: Divulgação

×