Feminino da Chape decide título da etapa brasileira do Torneio de Desenvolvimento da Conmebol

Na última terça-feira (12), teve início, em Criciúma, a etapa nacional do Torneio de Desenvolvimento da Conmebol. Representando a Chapecoense, os times femininos das categorias Sub-14 e Sub-16 estão marcando presença na competição e garantindo resultados expressivos. .

Na fase classificatória, as meninas da Chape não tiveram vida fácil. No sub-14, o time alviverde compôs o Grupo B, junto com as fortes equipes do Fluminense, Internacional e Grêmio. Com um empate em 0 a 0 contra o Fluminense, uma derrota por 4 a 0 para o Inter, e uma vitória por 1 a 0 contra o Grêmio, o time catarinense garantiu o segundo lugar e avançou na disputa. Na semifinal, a Chape acabou sofrendo o revés de 3 a 0 para o Centro Olímpico e, agora, entra em campo para a decisão do terceiro lugar.

No Sub-16, o Verdão também integrou o Grupo B – formado por Fluminense, Vasco e Audax-SP. Na primeira partida, as meninas acabaram derrotadas por 1 a 0 pelo time das Laranjeiras. Na sequência da competição, o time alviverde conquistou a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco e, contra o Audax, conheceu um novo revés por placar mínimo. Por conta dos critérios de desempate, a Chape se classificou a etapa seguinte e, na decisão contra o São Paulo, venceu por 1 a 0 e garantiu vaga na grande final.

Na disputa pelo terceiro lugar, a Chape entra em campo às 8h30, contra o Criciúma. Já a decisão da categoria Sub-16 às 10h50, com a equipe do Internacional. Se conquistar o título, o time Sub-16 garante vaga na etapa Sul-Americana do torneio, que acontece em janeiro, no Paraguai.

Amauri Giordan, coordenador do futebol feminino da Chapecoense, ressaltou a importância da competição. “Nesse ano conseguimos observar o quanto o futebol feminino de base evoluiu nesse curto espaço de tempo, equipes investindo não só nas meninas, mas também em estrutura de trabalho, profissionais e departamentos femininos, por isso uma evolução tão grande. Aqui observamos muitos trabalhos que vêm ganhando consistência e que vão se tornando referência, como é o caso de Inter, São Paulo e Centro Olímpico; outros, que já existiam no adulto, mas que agora vem forte e querendo crescer, como é o caso de Grêmio, Vasco e Fluminense, e outros que começam a dar os primeiros passos”.

Por Alessandra Seidel

×