Contabilidade de clubes é pauta no CFC

Na última quarta-feira (07), o Diretor Administrativo e Financeiro da Associação Chapecoense de Futebol, Roberto Aurélio Merlo, esteve na sede do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília-DF, para participar de uma reunião acerca de questões contábeis dos clubes de futebol.

Entre os assuntos da pauta, discutiu-se a revisão da Interpretação Técnica Geral (ITG) 2003 (R1) – Entidade Desportiva ou a emissão de uma nova norma, que leve em conta os padrões internacionais aplicáveis a essa atividade; a emissão de uma orientação técnica com detalhamento sobre a aplicação da norma; a realização de treinamentos específicos para os contadores e auditores independentes que atuam nessa área; e a fiscalização, por parte dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), quanto à utilização da ITG 2003 (R1) na contabilidade dos clubes.

As propostas atinentes à contabilidade dos clubes tem sido assunto frequente nos encontros da CFC e, agora, a oficialização da constituição de um grupo de estudos sobre o tema está cada vez mais próxima. Merlo será o responsável pela Coordenação do Grupo Especial, tendo o suporte de componentes do CFC, do IBRACON, dois Contadores de Clubes e Empresas de Auditoria de renome Internacional KPMG e E&Y.

“Vamos em frente com esse Projeto que será da mais elevada importância no contexto do Futebol Brasileiro, também pensando no modelo Clube Empresa que está mais que evidente da necessidade” disse Merlo.

Por Alessandra Seidel

Foto: CFC/Divulgação

×