News

Medidas de segurança para a partida Chapecoense x Unión La Calera

18/02/2019 - 19:32

A Comissão de Segurança da Chapecoense se reuniu com a imprensa nesta segunda-feira para passar as orientações da Conmebol em relação a partida da Sul-Americana que acontece na noite desta terça. A presidente da Comissão, Adriana Gottardi, junto ao Coronel Ricardo Alves da Silva, comandante da Polícia Militar de Chapecó, e ao Sargento Souza, especificou novas normas para o jogo que são direcionadas principalmente a torcida. Todos os procedimentos adotados estão de acordo com o Manual de Operações, Segurança e Broadcasting da Conmebol.

É importante que o torcedor tenha ciência de que não haverá venda de ingressos na bilheteria da Arena no dia do jogo. As transações estão ocorrendo normalmente nos postos de venda autorizados pela cidade, assim como no site da Chape. Também será definido um ponto a uma distância de 100 metros do estádio para o torcedor fazer a compra.

“As novas orientações são para melhor atender a sociedade que vem para o estádio torcer. A Conmebol quer que o torcedor participe do jogo em segurança dentro do estádio, assim como todos os dirigentes e pessoas que estão trabalhando. Essas mudanças vêm positivamente até porque a Chape já vem aplicando algumas destas situações em outros jogos”, comentou Adriana Gottardi.

O Coronel Ricardo vê a nova função do trabalho da Polícia Militar como um fator cultural a ser adaptado para o futebol no continente. “É uma mudança de paradigma. A Conmebol está aplicando mudanças em virtude do jogo entre o Boca e o River Plate, talvez a maior decepção em termos de futebol, onde um continente não consegue organizar a final de um evento e passa para outro continente. (...) Em tese, como o jogo da Chapecoense é um evento particular, ficariam somente seguranças particulares. Porém, em um evento dessa envergadura com a ordem pública podendo ser quebrada, nós de forma preventiva colocamos policiais no evento dentro do campo. Se vocês olharem os grandes eventos que tivemos no Brasil, Copa do Mundo, a Copa das Confederações, os policiamentos não ficavam dentro do campo. (...) Nós neste evento, numa tratativa junto a Conmebol, eles não tem a intenção de tirar o policiamento do jogo, mas sim que não apareça a insegurança para o evento. Diante disso, pediram para que a Polícia Militar não ficasse dentro da casa mata, mas dentro da Arena e, nos términos de primeiro e segundo tempo, final de jogo, o policiamento não vai fazer o acompanhamento da arbitragem para que não transmita uma sensação de insegurança. Logicamente que isso, num primeiro momento, gera um impacto, mas é uma mudança cultural. Toda mudança causa um certo estranhamento. A ideia é que a cada jogo o policiamento fique mais monitorando o que acontece nas arquibancadas que dando atenção para o jogo em si. Gradativamente, irão diminuir as possibilidades de confronto entre os jogadores”.

Itens de importância ao torcedor:

Em relação a bebidas alcóolicas, permanece como nos demais jogos da Chape: a venda está permitida. As faixas que estão liberadas para entrada no estádio devem ser limitadas a 90cm de largura e 1,5m de extensão, com obrigatoriedade de pelo menos cinco metros de distância entre as faixas. As bandeiras também estão liberadas, de acordo com as normas já adotadas em partidas do Campeonato Catarinense definidas pela Federação Catarinense de Futebol.
Estão proibidos: Rolos de papel, extintores, iluminação a laser, guarda-chuvas, sinalizadores, banners e elementos similares.

Parte externa da Arena:

A Conmebol exigiu um isolamento de 100 metros de distância a Arena Condá, de qualquer direção. A circulação de ambulantes dentro deste perímetro está proibida. Para que o torcedor possa se locomover pela área delimitada, é necessário portar o ingresso ou a carteirinha. No caso de residentes da área, é preciso comprovar que mora dentro da demarcação.
O plano de isolamento está a cargo da Guarda Municipal e a área estará isolada das 17h até o término do evento.
Também é recomendado ao torcedor que venha a Arena com antecedência, já que a dificuldade de chegar ao local será um pouco maior que em outras partidas. O estacionamento também ficará mais distante devido ao isolamento.

Por Gabriela De Toni

Receive news and exclusive content
Your email has been successfully registered!
Sponsors
Aurora
Havan
Unimed
Umbro
Sicoob MaxiCrédito
Supporters
Brahma
Volkswagen