“Me sinto muito honrado e orgulhoso de defender as nossas cores”

No segundo dia de atividades presenciais após o longo período de “stand by” por conta da quarentena, o técnico Umberto Louzer teve motivos de sobra para comemorar. Além da satisfação pelo retorno dos trabalhos – que está acontecendo de forma gradativa – o técnico alviverde chegou, nesta terça-feira (26), à expressiva marca de 100 dias no comando do time. Por conta da parada, foram apenas cinco jogos no comando técnico da equipe. Destes, três vitórias, dois empates e a garantia de sobrevida ao grupo. “Na minha primeira entrevista, eu deixei claro o orgulho. Sabia da pressão, do momento, da responsabilidade, mas também sabia da importância e da grandeza desse clube. Do tamanho da oportunidade que eu estava tendo. Fomos felizes nesse primeiro momento. Conseguimos resgatar a confiança dos atletas. (…) 100 dias é um número expressivo, principalmente pela cultura do nosso futebol e da rotatividade na questão de treinadores”.

Agora, Louzer aguarda, com ansiedade, a retomada das competições para dar sequência ao trabalho à beira do gramado. Enquanto isso não acontece, o comandante aproveita para matar a saudade do ambiente do clube e para preparar o time para os desafios da temporada. “A grande dificuldade da quarentena foi ter que ficar em casa sem viver o dia-a-dia do clube. Por mais que esse primeiro contato com eles não está sendo de maneira habitual, de ir a campo e fazer os treinamentos, já é um grande passo. A gente sai da plataforma virtual, começa a ter o contato, seguindo todos os protocolos. A maneira de falar, de ver o atleta…. Esse primeiro momento tem sido muito satisfatório. Nós temos que avançar gradativamente, atendendo todo esse processo, para que possamos estar seguros de todas as ações. (…) Eu, particularmente, gosto muito de viver o ambiente do clube, de participar da rotina, e esse primeiro passo é muito satisfatório nesse aspecto”.

Além da alegria pelo retorno dos trabalhos presenciais, Louzer elogiou a preocupação do clube em garantir a segurança e a saúde dos seus colaboradores e familiares. “O jargão de ‘família’, que é utilizado pelo clube, realmente está sendo colocado no dia-a-dia. O presidente e os demais envolvidos pensaram no todo. Conseguimos fazer os testes nos atletas e nos colaboradores do Departamento de Futebol – bem como nos familiares – e estão todos aptos a iniciar as atividades”. Para o comandante, o clube tem dado aos atletas e funcionários todas as condições necessárias para que voltem ao treino sem preocupações. Ele também elogiou a estrutura do CT e falou sobre o quanto isso será um diferencial neste período de preparação. “Aqui no CT a gente tem essa estrutura da academia, então eles podem começar esse processo da parte física, além de força. Executando dentro da academia e também nos nossos três campos, onde a gente consegue fazer todos os tipos de trabalho seguindo todos os protocolos”.

Por fim, o comandante deixou um recado ao torcedor e pediu para que mantenham a confiança e sigam fazendo a diferença. “Aqui na Chape a expectativa é que a gente possa cumprir com o contrato e ter conquistas aqui dentro. É por isso que nos dedicamos diariamente, para que, ao término da nossa jornada, possamos olhar pra trás e saber que tudo valeu a pena. (…) Me sinto muito honrado e orgulhoso de defender as nossas cores. E é por isso que aproveito para deixar a minha mensagem pro torcedor, para que ele possa acreditar não somente no Umberto, mas em toda a comissão, atletas e pessoas que estão aqui na Chapecoense. Nós contamos muito com a ajuda deles, que são o maior patrimônio do clube. Eles sempre se mostraram presentes e nesse momento, mais do que nunca, tem que ser o diferencial para nos ajudar na jornada que teremos ao longo deste ano para que possamos estar sorrindo e conquistando os nossos objetivos”.

Por Alessandra Seidel 
×