Pré-temporada 2025: atletas da base realizam testes de fisioterapia

Após a reapresentação de nossas categorias de base, na tarde desta terça-feira (04), os nossos atletas realizaram os primeiros testes de fisioterapia da temporada. Os procedimentos foram realizados pelos fisioterapeutas Evandro Dornelles e João Enrique Zucco. 

Os profissionais coordenaram as atividades na academia da Arena Condá. Para o conhecimento do estado físico dos jogadores foram realizados saltos (Hop Test) para a avaliação da potência dos músculos. Além dele, foram executados exercícios de mobilidade de tornozelo (Lunge Test), de avaliação de força muscular dos músculos isquiotibiais – grupo de três músculos localizados na parte posterior da coxa (Nordic Test e Single Leg), a avaliação da força dos quadríceps excêntrico  – músculos localizados na parte anterior da coxa (Nordic Reverse). 

As avaliações são necessárias para classificar a força e potência muscular, a fim de conquistar os parâmetros necessários para a realização da pré-temporada, como destacou o fisioterapeuta Evandro Dornelles: “juntamente com a preparação física, nós conseguimos determinar quais atletas estão com o maior déficit muscular e, baseado nisso, realizamos trabalhos específicos para  garantir a melhor forma física durante a temporada”. O profissional salientou que, com a realização destes testes e com a montagem protocolos específicos, ocorre a diminuição do risco de lesões aos atletas.
De acordo com o fisioterapeuta João Zucco, além da ênfase na capacidade da musculatura foi abordada a mobilidade nos membros inferiores do corpo humano, com destaque ao quadril, joelhos e tornozelos dos atletas. Para isso foi utilizada a técnica de Goniometria e Lung Test. “Com isso, nós conseguimos trabalhar em cima de dados para chegar ao final da temporada e mostrar a melhora dessa mobilidade”, salientou Zucco. 

Além dos testes de fisioterapia, os atletas das categorias de base da Chapecoense estão realizando testes físicos, exames de sangue, eletrocardiograma, testes ergométricos e demais acompanhamentos necessários para iniciar os trabalhos em campo.

 

Texto e fotos: Carla Cenci/ACF

×
Pular para o conteúdo