Em um intervalo de 17 dias, entre 27 de abril e 14 de maio, Jean Lucas marcou 10 gols nas últimas nove partidas disputadas. É o atual artilheiro do Campeonato Catarinense, com sete gols em oito jogos. O atleta é o destaque da categoria sub-15 da Chapecoense e soma participações positivas nas competições disputadas.
“É um trabalho de equipe muito forte e estou muito feliz em poder ajudar a meus companheiros com bastante gols nesse começo de ano. A gente tem uma temporada longa no ano e esperamos que dê tudo certo”, informa o artilheiro. O Verdão do Oeste disputa a 8ª rodada, adiada anteriormente, do Campeonato Catarinense na próxima quarta-feira (21), às 13h, no CT do Nação.
Jean Lucas nasceu no dia 09 de fevereiro de 2010, em São Miguel do Oeste, a cerca de 130 km de Chapecó. “Comecei a jogar bola com 4 anos, pois fui incentivado pelos meus pais e inspirado pela minha família, que também praticava”, afirma Jean Lucas, o atleta destaque da categoria sub-15.
Início na Chapecoense
“Ele chegou em nosso polo em 2020, com 10 anos de idade. Ele fez o seu início da base aqui, no Polo de São Miguel do Oeste, e se destacou em uma competição no Rio Grande do Sul, onde o coordenador dos Polos, Oscar Mezzomo, descobriu ele”, afirma o professor do Polo de São Miguel do Oeste, Matheus Orlando. O município, através do professor, possui a Escolinha da Chapecoense desde 2019 e completará seis anos de fundação no mês de outubro. Este é um dos 32 Polos ativos, no presente momento, da agremiação alviverde.
Matheus enfatiza que, com 11 anos, Jean Lucas foi encaminhado para a Chapecoense e aprovado, em seu segundo dia de avaliação, para integrar a categoria sub-11. “Em 2021, ele treinava uma vez por semana e, com 13 anos, em 2023, ele se mudou para Chapecó na qual proporcionamos total suporte para ele ficar lá. Em 2024, ele integrou a categoria sub-15 da Chapecoense, com 14 anos”, destaca o professor.
Da esquerda para a direita: Matheus Orlando, professor do Polo de São Miguel do Oeste; Jean Lucas, atleta da categoria sub-15; e Oscar Mezzomo, coordenador dos Polos da Chapecoense
Estreia na equipe sub-15
No dia 28 de setembro de 2024, a Chapecoense recebeu, no CT Água Amarela, a equipe do Athletico Paranaense. Jean Lucas, com 14 anos, realizou a sua primeira partida na equipe sub-15 alviverde no duelo válido pela 1ª rodada da Copa Sul. “Foi uma experiência nova, pois treinei uma vez e já fui titular em uma categoria acima”, salienta Jean.
Jean precisou de somente 14 dias e quatro jogos no elenco sub-15 para balançar as redes. Em partida válida pela 3ª rodada da Copa Sul, o camisa 11 alviverde marcou dois – dos três – gols na vitória da Chapecoense, por 3×1, diante do Concórdia. O duelo foi realizado no Campo Belvedere.
Jean Lucas em comemoração de seu primeiro gol na categoria sub-15
Importância dos Polos
“O Jean é um menino de um polo e o objetivo de montar essas escolinhas é para ter a maior quantidade de atletas envolvidos com a Chapecoense. Hoje, nós temos em torno de 3 mil crianças que vestem a camisa dos nossos Polos. O Jean é um deles e temos outros atletas em nossa base”, reconhece Oscar. Atualmente, em torno de 10 atletas, de outros municípios, das atuais equipes, iniciaram a sua trajetória dessa forma.
“A gente monta os Polos para esse benefício”, salienta o coordenador do Polos, Oscar Mezzomo, em relação aos atletas oriundos das escolinhas que ingressaram nas categorias de base da Chapecoense. Além disso, o coordenador evidencia o vínculo social que a participação de crianças e jovens nos polos alviverdes proporciona, como norteador para o alcance de objetivos pessoais, a exemplo do futebol.
Merecimento
“O Jean é muito determinado e o que eu sinto nele é que ele vai buscar esse objetivo pela sua persistência, caráter, objetividade e lealdade como atleta e profissional. A gente percebe uma evolução diária, através de um comportamento exemplar. Ele é um menino fantástico. Com toda a sua humildade, o Jean merece. Eu não vejo outro caminho para ele a não ser o de atleta de futebol”, aponta Oscar Mezzomo.
Temporada 2025
Até o presente momento, Jean Lucas balançou as redes 11 vezes nos 13 jogos disputados pela categoria. Pelo Campeonato Catarinense, foram oito apresentações e sete gols, e pela Copa Guaporé, quatro gols em cinco jogos. Jean estufou as redes diante das equipes do Athletico Paranaense (2), Avaí, Brusque (2), Concórdia, Internacional, Joinville (2), Marcílio Dias e São José.
Texto e fotos: Carla Cenci/ACF