3ª edição do Projeto Ser Atleta é iniciada em parceria com a Unochapecó

Na tarde da última segunda-feira (07), os atletas da categoria sub-20 da Chapecoense participaram do primeiro encontro do Projeto Ser Atleta, em parceria com a Unochapecó. O momento foi realizado no Auditório do Bloco C1 da universidade.

O projeto foi iniciado no ano de 2023 e chega a sua 3ª edição nesta temporada de 2025. Ao total serão realizados 12 encontros sobre temas complementares que auxiliam na trajetória profissional do atleta. Como Clube Formador, a Chapecoense busca constantemente a formação de atletas em diversas áreas de conhecimento.

Para a coordenadora do projeto, Marizete Lemes da Silva Matiello, o objetivo principal do Ser Atleta é trabalhar no percurso formativo dos atletas. “Para alcançar o objetivo, nós precisamos preparar o caminho. Nós, enquanto instituição, estamos nessa parceria para formar eles como atletas, através de temas e propostas formativas que envolvam diferentes áreas e com diferentes profissionais”, destaca a coordenadora. A Unochapecó, fundada em 1970, é uma universidade comunitária que fornece mais de 40 cursos de graduação em diversas áreas.

Os temas foram estabelecidos em conjunto com o setor psicossocial da Chapecoense e os professores da Unochapecó com o intuito de fornecer conhecimento sobre áreas de interesse, como comunicação, direito desportivo e gestão financeira. “Os projetos de extensão nos auxiliam nas demandas e nas temáticas dos jovens no dia a dia, na qual possibilita com que a gente consiga trabalhar outros temas além do futebol. O setor psicossocial está sempre em trabalho com essas questões e traz assuntos pertinentes para que tenhamos resolutivas positivas”, afirma a assistente social da Chapecoense, Francielli Silva.

O vice-reitor e pró-reitor de Infraestrutura e Gestão da Unochapecó, professor José Alexandre De Toni, enfatiza um dos objetivos atingidos pela universidade, que é estar inserida junto à comunidade. “Nós entendemos que o esporte também faz parte da educação e, por isso, a formação complementar é importante para que ele se desenvolva como um líder. A Unochapecó, através dos projetos de extensão, realiza o papel de universidade comunitária e amplia, cada vez mais, esse apoio ao esporte e a comunidade”, ressalta o vice-reitor. 

“É a primeira vez que participo neste projeto e eu espero uma compreensão entre a vida social e a vida de alto rendimento como atleta. Esse entendimento auxilia em muitos fatores para o nosso sucesso profissional, como saber igualar a atenção nas situações presentes”, assevera o atleta Élcio Júnior, de 17 anos. O defensor chegou ao clube alviverde nesta temporada de 2025.   

De acordo com o coordenador das categorias de base, Miguel Ferreira, a realização de projetos que envolvam a universidade contribuem para o desenvolvimento humano dos atletas. “Nós temos uma ferramenta importante para a formação dos atletas que traz um diferencial desde a forma de pensar e agir, e isso, com certeza, refletirá nas decisões dentro de campo”, evidencia Miguel. 

Atualmente, a categoria sub-20 da Chapecoense disputa o Campeonato Brasileiro série B e o Campeonato Catarinense. Os conhecimentos adquiridos durante as conversas possibilitam a evolução e o desenvolvimento integral do atleta.

Fotos: Ionara Virmes/Unochapecó
Texto: Carla Cenci/ACF

×
Pular para o conteúdo