Na sequência das avaliações realizadas pelos nossos profissionais, a psicóloga Graciele Paludo conduziu o diálogo individual, conhecido como anamnese, com cada jovem jogador. Essa avaliação faz parte do protocolo inicial de entrada dos atletas nas categorias de base.
De acordo com a psicóloga, a anamnese psicológica realizada no futebol é uma entrevista que o psicólogo efetua com o atleta. “O objetivo principal da anamnese é desde coletar informações até compreender as necessidades e desafios de cada um”, declarou. Através da avaliação, a profissional orienta os jovens a melhorar o seu desempenho em dentro de campo e para manter o bem-estar mental.
Através do procedimento da anamnese é possível coletar dados pessoais dos atletas, como sua estrutura familiar, histórico de saúde mental e objetivos esportivos. Graciele destacou que a conversa é realizada para identificar potenciais bloqueios psicológicos e conhecer as necessidades do atleta. Além disso, segundo a profissional, é possível desenvolver planos de intervenção individualizados. “É criado um ambiente onde os atletas se sintam seguros para expressarem suas emoções”, afirmou.
Arthur Balbinotti ingressou em nossas categorias de base neste ano de 2025. Para ele, dialogar e ter o acompanhamento com profissionais capacitados é importante para o cotidiano de cada atleta. “É bom conversar sobre sua vida com pessoas que são experientes na área da psicologia, para cada vez mais estar melhor na questão mental e física”, salientou.
“Logo que cheguei no clube realizei uma anamnese com a Graci. Após essa conversa, eu quis evoluir nos treinos e na escola, então, procurei falar com ela para desenvolver esses caminhos”, enfatizou o atleta da categoria sub-15, Renan Correa. Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o jogador vestiu pela primeira vez o manto alviverde em fevereiro de 2024.
“A anamnese é fundamental para a construção de um vínculo de confiança”, concluiu. Graciele Paludo iniciou sua trajetória em nossa agremiação em 2023. Nesse tempo, juntamente com o setor psicossocial e as comissões técnicas, realiza atividades individuais e grupais com os atletas para o desenvolvimento humano.
Texto e foto: Carla Cenci/ACF