Na sequência das avaliações de nossos atletas na pré-temporada de 2025, os profissionais de preparação física da Chapecoense realizaram testes físicos na Arena Condá e auxiliaram no acompanhamento do teste ergométrico na Unimed. As atividades fazem parte do protocolo inicial dos trabalhos alviverdes.
O preparador físico da categoria sub-20, Lucas Giovanni, enfatizou que os testes foram planejados com as comissões técnicas e realizados através do padrão seguido pela equipe principal. “Realizamos o teste de salto vertical e horizontal para a análise da potência muscular e controle da fadiga, a avaliação corporal para a análise do percentual de gordura, assimetrias e postura dos atletas”, destacou Lucas.
Além destes, os profissionais realizaram testes de dinâmica da força e compensação muscular (Step Down) e a análise de encurtamento da musculatura posterior da coxa (teste dinâmico de flexibilidade de isquiotibiais). Lucas afirmou que esses testes serão refeitos durante a temporada com o intuito de comparação de dados e acompanhamento individual.
Segundo o preparador físico da categoria sub-15, Alisson Gahio, esses testes são fundamentais para monitorar os atletas que chegam ao clube após os dias de recesso. “Isso nos permite um planejamento mais eficiente de treinamento e nos garante que a carga de trabalho seja ajustada a maturação biológica e as necessidades individuais dos jovens atletas”, salientou.
Nesta semana e em parceria com a Unimed, os atletas realizaram o raio-x do tórax e o teste ergométrico. “Os exames não são apenas uma formalidade, mas sim um investimento estratégico na saúde e no desempenho dos atletas, contribuindo diretamente para o sucesso da equipe”, destacou Renan Calispto, preparador físico da categoria sub-17 que acompanhou os atletas nos exames.
Texto e fotos: Carla Cenci/ACF