Chapecoense é campeã invicta da Copa Santa Catarina sub-17

Na tarde desta quarta-feira (11), a Chapecoense entrou em campo, diante do Barra, em confronto válido pela segunda partida da final da Copa Santa Catarina sub-17. No Novo CT do Barra, Meneghini e Vinicius Glustak balançaram as redes para o terceiro título da categoria na temporada. Kauê descontou para os mandantes. 

A partida
Com a vitória alviverde por 2×1 na primeira partida, a equipe do Barra avançou com Ferrari, que recebeu a bola em velocidade e realizou a finalização para a defesa segura de Victor. Em resposta, aos 19, Daniel sofreu falta e Gleidson realizou a cobrança que necessitou a intervenção do defensor adversário; na sobra, Meneghini concluiu em meta e abriu o placar do embate. Pouco tempo depois, na marca dos 28, Kayky sofreu carga faltosa dentro da área e a arbitragem assinalou a penalidade máxima que, posteriormente, foi convertida por Kauê. A primeira etapa encerrou-se igualada em 1×1.
No retorno dos vestiários, logo aos quatro minutos, Kauê cruzou e Meneghini cabeceou com perigo ao lado da meta. No lance seguinte, novamente, Meneghini testou e obrigou a defesa do goleiro Tiago após Gleidson efetuar a cobrança de escanteio. Em casa e com a necessidade do resultado, o Barra chegou em duas oportunidades: Em ambas, o arqueiro Victor foi eficiente e realizou defesas difíceis. Aos 29, o segundo gol do Verdão saiu após Gleidson inverter a jogada e encontrar Vinicius Glustak para sacramentar o placar final em 1×2. Com a conquista, a equipe comandada pelo técnico Vannucci chegou a marca de três títulos na temporada. 

Trajetória
A Copa Santa Catarina iniciou no dia 4 de setembro, em Jaraguá do Sul, diante da equipe do Juventus. Na ocasião, o elenco alviverde estreou com vitória pelo placar de 0x2. Devido a competição abranger 23 equipes e o grupo D conter cinco times, o Verdão folgou na 2ª rodada. Em sua primeira partida da competição realizada em Chapecó, o elenco comandado pelo técnico Vannucci superou o Concórdia por 3×1. Para fechar os duelos no primeiro turno, a Chape goleou as equipes do Ítalo Brasileiro e Seara, por 2×6 e 7×1, respectivamente.  

Na dinâmica do segundo turno, as equipes voltaram a se enfrentar. Nas oportunidades, a Chapecoense empatou em 1×1 com o Ítalo Brasileiro. Venceu fora de casa o Seara por 1×2 e conquistou o resultado de 1×2 diante do Concórdia. O elenco alviverde folgou na 9ª rodada e, já classificado, empatou em 2×2 com o Juventus. Em oito partidas disputadas na fase inicial, o Verdão conquistou seis vitórias e dois empates. Com 20 pontos, a Chapecoense classificou-se para as quartas de final na primeira colocação do grupo D.

No primeiro confronto das quartas de final, em Palhoça, a equipe do Oeste Catarinense obteve o placar zerado diante do Guarani. Na partida da volta, no CT Água Amarela, Rodrigo marcou o único gol do embate que garantiu a classificação para as semifinais. Entre as quatro melhores equipes, a Chapecoense venceu o Brusque, de virada, na primeira partida por 1×2. O segundo confronto foi realizado na Arena Condá e, novamente, a vitória alviverde foi concretizada em 3×1.

O Verdão se encaminhou para a sua terceira final na temporada, desta vez, diante da equipe do Barra. Na Arena Condá, Meneghini e Jorge estufaram as redes para a equipe comandada pelo técnico Vannucci largar em vantagem no segundo confronto. No Novo CT do Barra, a repetição do primeiro resultado consagrou a Chapecoense como campeã da Copa Santa Catarina de 2024. Meneghini e Vinicius Glustak marcaram os dois gols da equipe de Chapecó. No agregado, o resultado de 2×4.
Durante a competição, a equipe comandada pelo técnico Vannucci disputou 14 partidas, na qual conquistou 11 vitórias e três empates. 36 gols foram marcados e somente 14 sofridos. 18 atletas balançaram as redes para o Verdão. Com o gol na final, Vinicius Glustak foi o artilheiro da equipe com quatro gols, seguido por Gleidson, Rodrigo, Jorge e Meneghini, com três. 

Além da conquista da Copa Santa Catarina, em 2024, o elenco alviverde sagrou-se campeão do Campeonato Catarinense e da Copa Sul. Em grande apresentação, a categoria disputou – em quatro competições oficiais e em três amistosos – 55 partidas na temporada. 103 gols foram marcados e, apenas, 52 sofridos. 

 

Texto: Carla Cenci/ACF
Fotos: Fernando Ribeiro/FCF

×
Pular para o conteúdo