O dia 7 de setembro marca o início da 4ª edição da Copinha Inviolável Unochapecó Verde e Branca. A abertura do evento será realizada às 08h30, no Ginásio de Esportes da Unochapecó, e contará com 13 municípios participantes. Os duelos serão realizados até o domingo (09).
Na busca de promover a interação entre os Polos e aproximar os jovens da agremiação, o evento – realizado pela Associação Chapecoense de Futebol, contará com a participação de 25 equipes, divididas entre os municípios de Campos Novos, Canoinhas, Chapada, Concórdia, Constantina, Erechim, Faxinal dos Guedes, Guarujá do Sul, Joaçaba, Panambi, Piratuba, São Miguel do Oeste e Xaxim.
Nos campos da Unochapecó, atletas das categorias sub-07, sub-08 e sub-09, irão duelar no campeonato. Em parceria com o 2º período do curso de Educação Física da Unochapecó, na matéria Abex II: Processos Didáticos e Pedagógicos em Esportes, os estudantes da universidade terão a oportunidade de auxiliar os profissionais da agremiação no decorrer da competição.
Em contexto histórico, a última edição da Copinha foi realizada em setembro de 2023, com aproximadamente 230 atletas e 10 Polos participantes. Na ocasião, o Polo de Guarujá do Sul e São Miguel do Oeste foram os vencedores, nas categorias sub-07 e sub-09, respectivamente. Neste ano, o acréscimo da categoria sub-08 foi estabelecido.
O coordenador dos Polos da Chapecoense, Oscar Mezzomo, ressaltou o significado afetivo da Copa Verde e Branca: “Queremos que os atletas aproveitem, se divirtam, aprendam o máximo e adquiram o conhecimento de como é uma competição. Que eles possam fazer novas amizades com os companheiros dos outros Polos”.
A competição conta com o apoio da empresa de segurança e monitoramento, Inviolável, e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó.
Texto e fotos: Carla Cenci/ACF