Na tarde deste domingo (01), a Chapecoense enfrentou a equipe do Criciúma no segundo confronto da final do Campeonato Catarinense sub-17. Com gols de Felipe Maciel e Rodrigo, o Verdão do Oeste venceu por 1×2 e conquistou seu segundo título estadual na história da categoria.
A partida
Logo aos quatro minutos, Godoy lançou a bola para Jorge e o atacante alviverde cruzou, mas foi interceptado pelo defensor; com o escanteio assinalado, Gleidson cruzou no primeiro poste e a defesa afastou. Pouco tempo depois, aos oito, Gleidson aproveitou a sobra de bola e acionou o goleiro adversário para a defesa. A equipe do técnico Vannucci continuou no ataque e, em cobrança de falta de Gleidson, Felipe Maciel saltou e abriu o placar da partida.
O Verdão seguiu com as ofensivas de ataque na primeira etapa e, aos 22, Rodrigo recebeu a bola pela direita, protegeu e tocou para Godoy; o volante alviverde encontrou Kauê na entrada da área para finalizar por cima da meta. Passados nove minutos, novamente, Kauê aproveitou o rebote do goleiro e concluiu rente ao travessão de Lucas. Na marca dos 37, o Criciúma buscou a reação com a finalização de Lira, mas a mesma passou distante da meta do arqueiro Victor.
Já na marca dos quatro minutos da segunda etapa, Jorge é acionado em velocidade para finalizar cruzado e o goleiro adversário intervir com a defesa. Desta vez, aos 15, o arqueiro Victor realizou uma defesa difícil na finalização de Spillere. Pouco tempo depois, aos 19, Pedrinho tocou para Spillere dentro da área e o camisa 19 adversário igualou o placar da partida. Em busca do resultado, aos 30, Gleidson cobrou o escanteio na medida para Rodrigo marcar o gol do segundo título da história da categoria sub-17 da Chapecoense. A partida encerrou-se em 1×2.
Trajetória
A caminhada até o título Catarinense iniciou-se no dia 24 de março, na vitória por 4xo diante da equipe do Brusque. Em toda a competição, o Verdão disputou 22 partidas, na qual somou 13 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. No decorrer da competição, o elenco alviverde marcou 40 gols e sofreu somente 19. O elenco da Chapecoense se despediu da competição na primeira colocação.
Melhor defesa
Com somente 19 gols sofridos, o Verdão do Oeste garantiu a premiação de goleiro menos vazado da competição. A meta alviverde foi dividida pelos arqueiros Victor (16 partidas) e Gabriel Vier (6 partidas).
Em comparação, Figueirense e Joinville, ambos com 21 gols sofridos, foram as segundas equipes menos vazadas. A equipe de Florianópolis disputou duas partidas a menos que o Verdão, enquanto que a equipe de Joinville encerrou sua participação ainda na primeira fase
Artilharia
Com 11 tentos assinalados, o atacante Gleidson garantiu a artilharia da competição. O atleta disputou 18 partidas e balançou as redes diante das equipes do Brusque (2), Criciúma (1), Hercílio Luz (3), Joinville (2), Concórdia (1), Nação (1) e Avaí (1).
Além dos 11 gols do artilheiro Gleidson, os atletas Jorge (5), Kauê (4), Felipe Maciel (4), Meneghini (3), Rodrigo (3), Luiz Fernando (2), Beto (2), Vinicius Glustak (2), Igor (1), Daniel (1), Flávio (1) e Guilherme Alves (1) totalizaram os 40 gols marcados pelo Verdão.
Texto: Carla Cenci/ACF
Fotos: Fernando Ribeiro/FCF