Atletas da base da Chapecoense participam de lançamento da campanha Mulher Segura em Chapecó

Na última segunda-feira (26), os atletas alojados das categorias de base da Chapecoense participaram do lançamento da campanha Mulher Segura, idealizado pela Diretoria de Polícia da Fronteira da Polícia Civil de Santa Catarina (DIFRON). O evento foi realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês.

Para a campanha, a confecção de sacolas plásticas e flyers informativos foram apresentados ao público. Segundo a psicóloga das categorias de base, Graciele Paludo, essa campanha é uma ação pontual necessária: “É para chegar nas casas das mulheres, para que elas tenham acesso aos meios de denúncia e aos pedidos de ajuda, quando necessário”.

Anteriormente, no dia 15 de agosto, a profissional realizou uma conversa com os atletas sobre a violência diante das mulheres. “Foi explicado sobre o Agosto Lilás, que acontece há muitos anos e em vários estados do Brasil. A campanha é alusiva à Lei Maria da Penha, que completou 18 anos em 2024. É importante conscientizar e humanizar os meninos para essa questão”, destacou.

No bate-papo, Graciele explicou os tipos de violência, apresentou os canais de comunicação e orientou os atletas a como realizar uma denúncia em caso de conhecimento. Além disso, propôs uma atividade em grupo para incluir os jovens no processo de pesquisa.

Serviço
Os canais a serem acionados em casos de denúncias envolvem os números 181 e (48) 98844-0011, da Polícia Cívil, e pela Plataforma Mulher segura (https://mulhersegura.org/preciso-de-ajuda/delegacia-da-crianca-adolescente-mulher-e-idoso-em-chapeco).

Além disso, as denúncias podem ser feitas pelos contatos de emergência, como 153 (Guarda Municipal de Chapecó), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 190 (Polícia Militar).

 

Foto: Divulgação
Texto: Carla Cenci/ACF

×