Nos dias 7 e 8 de setembro, os atletas dos Polos da Chapecoense estarão presentes na 4ª edição da Copinha Verde e Branca, nos campos da Unochapecó. O evento é realizado pela Associação Chapecoense de Futebol e busca promover a interação entre os atletas dos Polos e aproximar a região do clube alviverde.
Nesta edição, a competição contempla as categorias sub-07, sub-08 e sub-09, na qual abrangerá 15 Polos do Verdão do Oeste distribuídos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O evento conta com o apoio da empresa de segurança e monitoramento, Inviolável, e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó.
No início do mês, na terça-feira (06), o coordenador dos Polos, Oscar Mezzomo, e o coordenador das categorias de base, Nei Minks, dialogaram com a turma do 2º período do curso de Educação Física da Unochapecó. “Conversamos sobre o funcionamento das categorias de base e aproveitamos para concretizar a parceria para a Copinha, na qual será mais um evento realizado juntamente com a Unochapecó”, afirmou Mezzomo.
A cooperação entre a universidade e a agremiação faz parte da matéria Abex II: Processos Didáticos e Pedagógicos em Esportes. A ideia de inserção no mercado de trabalho é estabelecida. Os estudantes auxiliarão os profissionais alviverde e de arbitragem na organização, no desenvolvimento e no decorrer da competição.

De acordo com a acadêmica, Jamile Vivian Cardoso, a parceria entre a universidade e a agremiação é importante e estabelece vínculos. “Para mim, é uma nova área que vamos conhecer e acredito ser de suma importância o contato dos alunos com o mercado de trabalho. Vamos colaborar e fazer o nosso melhor na competição”, destacou Jamile. A jovem é natural de Constantina, no Rio Grande do Sul, um dos Polos que confirmou presença nesta edição.
A última edição da Copinha foi realizada em setembro de 2023, com aproximadamente 230 atletas e 10 Polos participantes. Na ocasião, o Polo de Guarujá do Sul e São Miguel do Oeste foram os vencedores, nas categorias sub-07 e sub-09, respectivamente. A previsão para este ano é de 400 atletas.
Texto e fotos: Carla Cenci/ACF






