IV Copinha Inviolável Unochapecó Verde e Branca será realizada em setembro

Nos dias 7 e 8 de setembro, os atletas dos Polos da Chapecoense estarão presentes na 4ª edição da Copinha Verde e Branca, nos campos da Unochapecó. O evento é realizado pela Associação Chapecoense de Futebol e busca promover a interação entre os atletas dos Polos e aproximar a região do clube alviverde.

Nesta edição, a competição contempla as categorias sub-07, sub-08 e sub-09, na qual abrangerá 15 Polos do Verdão do Oeste distribuídos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O evento conta com o apoio da empresa de segurança e monitoramento, Inviolável, e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó. 

No início do mês, na terça-feira (06), o coordenador dos Polos, Oscar Mezzomo, e o coordenador das categorias de base, Nei Minks, dialogaram com a turma do 2º período do curso de Educação Física da Unochapecó. “Conversamos sobre o funcionamento das categorias de base e aproveitamos para concretizar a parceria para a Copinha, na qual será mais um evento realizado juntamente com a Unochapecó”, afirmou Mezzomo.  

A cooperação entre a universidade e a agremiação faz parte da matéria Abex II: Processos Didáticos e Pedagógicos em Esportes. A ideia de inserção no mercado de trabalho é estabelecida. Os estudantes auxiliarão os profissionais alviverde e de arbitragem na organização, no desenvolvimento e no decorrer da competição.
O estudante Vinicius Trevisan, de 20 anos, revelou a expectativa de fazer parte da estruturação da V Copinha Inviolável Unochapecó Verde e Branca: “Esse primeiro contato para mim é uma novidade total. Eu já auxiliei em campeonatos menores, no handebol, mas será a primeira vez com o futebol nesta questão. Ter a oportunidade de trabalhar com um clube do tamanho da Chapecoense será algo bem interessante”. Natural de Tunápolis, Vinicius afirmou, no passado, ter disputado um campeonato entre os Polos da Chape.  

De acordo com a acadêmica, Jamile Vivian Cardoso, a parceria entre a universidade e a agremiação é importante e estabelece vínculos. “Para mim, é uma nova área que vamos conhecer e acredito ser de suma importância o contato dos alunos com o mercado de trabalho. Vamos colaborar e fazer o nosso melhor na competição”, destacou Jamile. A jovem é natural de Constantina, no Rio Grande do Sul, um dos Polos que confirmou presença nesta edição. 

A última edição da Copinha foi realizada em setembro de 2023, com aproximadamente 230 atletas e 10 Polos participantes. Na ocasião, o Polo de Guarujá do Sul e São Miguel do Oeste foram os vencedores, nas categorias sub-07 e sub-09, respectivamente. A previsão para este ano é de 400 atletas.

 

Texto e fotos: Carla Cenci/ACF

×