Quem acompanhou os treinamentos da Chapecoense nesta semana percebeu uma novidade entre os atletas do grupo principal. Trata-se do zagueiro Kauan e do atacante Ítalo, ambos de 21 anos. Os jogadores, que trabalharam juntamente com o técnico Tcheco no Paraná Clube, estão de volta ao Verdão e podem figurar entre os relacionados para a partida deste sábado (17), diante do Guarani.
Kauan
O zagueiro Kauan Faria Gomes é natural de São José-SC e chegou ao clube em 2021, para atuar na categoria sub-20 após uma passagem pela base do Internacional-RS. Naquele ano, atuou em 21 partidas com a camisa da Chapecoense: 17 pelo Campeonato Brasileiro Sub-20 e quatro pelo Campeonato Catarinense da mesma categoria.
Entre 2022 e 2023, realizou mais 55 partidas pela equipe sub-20 e marcou três gols. No ano passado, inclusive, fez sua estreia como jogador profissional na partida entre Chapecoense e Marcílio Dias, pela primeira rodada da Copa Santa Catarina, e fez parte do grupo alviverde destinado à competição.
Em 2024, foi titular do Verdão ao longo de sua participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior e posteriormente teve uma passagem por empréstimo ao Galo Maringá-PR, pela primeira divisão do Campeonato Paranaense. Na oportunidade, participou de duas partidas e marcou um gol.
Ainda neste ano, foi emprestado novamente, desta vez para o Paraná Clube. Na equipe, assim como Ítalo, foi comandado pelo atual treinador da Chapecoense, Tcheco. Juntos, conquistaram o título da segunda divisão do Campeonato Paranaense. Após o período de empréstimo, retornou à Chapecoense e pode fazer sua estreia pela Série B do Campeonato Brasileiro neste sábado (17). O zagueiro tem contrato com o Verdão até 30/04/2025.
Ítalo
O atacante Ítalo de Vargas da Rosa é natural de Triunfo-RS e chegou ao Verdão em 2022, após passagem pelo Brasil de Farroupilha-RS. Na equipe gaúcha, atuou pela Copa FGF e também pelo Campeonato Gaúcho de Divisão de Acesso, fez sete jogos e marcou um gol. No mesmo ano, fez seis partidas pelo sub-20 alviverde no Brasileirão e no Campeonato Catarinense.
Em 2023, foi emprestado ao União Frederiquense-RS e disputou cinco partidas. Assim como Kauan, retornou ao Verdão e fez parte do elenco para a disputa da Copa Santa Catarina. Sua estreia pelo profissional da Chape foi diante do Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli. Após a competição, também foi emprestado ao Galo Maringá-PR. Em cinco partidas, marcou um gol.
Neste ano também seguiu ao Paraná Clube por empréstimo. Na equipe paranaense, obteve destaque. Em 13 partidas, marcou três gols e anotou três assistências. Ítalo, inclusive, foi autor dos dois gols do Paraná nas duas partidas decisivas diante do Rio Branco-PR. No confronto de ida, fez o gol da vitória, que terminou em 1 a 0. No jogo da volta, também marcou um gol, e a partida terminou em 2 a 1 para o Rio Branco. O Paraná se sagrou campeão nos pênaltis. O atacante tem contrato com o Verdão até 30/11/2025.
Texto: João Vítor Heemann/ACF
Fotos: Tiago Meneghini/ACF