Na tarde da última segunda-feira (12), a psicóloga das categorias de base, Graciele Paludo, mediou a conversa intitulada de “Liderança em Equipe de Futebol”. O momento foi realizado no Alojamento e contou com a presença dos atletas da categoria sub-15 da Chapecoense.
Após conversa com o técnico da categoria, Felipe Bilhalva, e ao visualizar a necessidade da formação de líderes no elenco, a atividade foi proposta pela psicóloga com o objetivo de capacitar a equipe além do campo. “Ter pessoas como líderes, capitães, nessa faixa etária, que sejam capazes de demonstrar habilidades com a liderança perante ao grupo e que o grupo respeite o colega como líder”, afirmou.
De acordo com Graciele, a maneira que o conteúdo foi apresentado foi de tamanha compreensão: “Criei uma metodologia de ensino. Foi um treinamento sobre a temática de liderança para que eles entendessem o que é, como é realizada, e para terem a visão de que o treinador já é um grande líder e, que entre eles, também podem se formar outros líderes juntamente com o professor”, dissertou.
Posteriormente a apresentação do conteúdo, a profissional destacou o exercício proposto: “Usei uma dinâmica de grupo para instigar neles o poder da liderança, além de dialogar entre eles sobre a temática. Desta forma, foi possível perceber na prática como se faz e entender como ela pode atrapalhar se ela for realizada de forma negativa”.
Os atletas que participaram da conversa possuem entre 14 e 15 anos. Para Luiz Gabriel, um dos defensores da equipe, a experiência foi positiva. “O assunto é de extrema importância e nós precisamos muito que todos da equipe liderem. Vamos seguir nos trabalhos para que possamos desempenhar nosso melhor dentro de campo”, apontou Luiz.
A Chapecoense é Clube Formador desde 2017 e, constantemente, desenvolve atividades que buscam o desenvolvimento humano dentro e fora das quatro linhas.
Texto e fotos: Carla Cenci/ACF