Catarinense sub-17: Chapecoense disputa a primeira partida das semifinais no sábado

Pelo 3º ano consecutivo, a categoria sub-17 da Chapecoense está entre as 4 melhores equipes do Campeonato Catarinense. O primeiro duelo das semifinais será realizado diante do Avaí, às 15h, no sábado (10). A partida será realizada no CT Água Amarela.

Com uma campanha sólida nas 18 partidas disputadas na primeira fase, a equipe alviverde conquistou 11 vitórias, 2 empates e 5 revés. 34 gols foram marcados e apenas 14 gols foram sofridos. Com isso, o elenco alviverde classificou-se na 3ª colocação, com 35 pontos, garantiu a defesa menos vazada da primeira fase e contou com o artilheiro da competição, Gleidson, com 11 gols.

Gleidson soma 11 gols em 15 jogos no Catarinense sub-17

O atual comandante, Marcos Vannucci, chegou a Chapecó no final do mês de junho, após a técnica Nivia de Lima assumir a categoria sub-20. “Os atletas compraram a ideia. Tivemos sequência e continuação no trabalho que estava sendo realizado pela comissão técnica anterior. Eu cheguei em um momento crucial, decisivo, na qual conseguimos um resultado positivo e importante para a classificação”, afirmou Vannucci.

“Gosto de uma equipe aguerrida e competitiva, pois acredito que isso seja a cara da Chapecoense. Nós sabemos que é um jogo de 160 minutos que temos que ter sabedoria e muita competência na questão tática, técnica e, até mesmo, física, implementando juntamente com o staff do grupo a questão mental para que os atletas consigam um êxito maior dentro da competição”, salientou o técnico em relação ao primeiro duelo.

Técnico Vannucci chegou ao clube em junho

De acordo com um dos capitães da equipe, Victor Saul, o elenco alviverde desfrutou da evolução e crescimento no decorrer da competição. Sobre a classificação entre as quatro melhores equipes do Estado, o arqueiro evidenciou: “é fruto do nosso trabalho, em conjunto, e a expectativa para as semifinais é a melhor possível. Nós nos preparamos muito nessas últimas três semanas, estamos focados e, se Deus quiser, a vitória vai vir”.

Na primeira fase, as equipes se enfrentaram em duas oportunidades: o primeiro duelo foi realizado no dia 18 de maio, em Florianópolis, na qual o Verdão do Oeste venceu pelo placar de 0x1, com gol de Jorge; no segundo, em 30 de junho, a Chapecoense venceu pelo placar de 5×1, com gols de Flávio, Gleidson, Felipe, Jorge e Guilherme Alves. Este último também marcou a estreia do técnico Vannucci à frente da categoria sub-17 alviverde.

Defesa alviverde foi a menos vazada da primeira fase

Em registros, esta edição marca a décima participação da Chapecoense no Campeonato Catarinense sub-17. A primeira disputa foi em 2013 e, nos anos de 2020 e 2021, não foi realizada a competição. Somente em uma oportunidade a categoria não esteve entre as quatro equipes classificadas. “A gente sabe da importância desse jogo. Nos preparamos e trabalhamos com muita intensidade, pois sabemos que é um jogo de suma importância para nós encaminhar a classificação para a final que tanto esperamos”, destacou o lateral esquerdo, Felipe Maciel.

“Focamos todos os nossos esforços nestes últimos dias de preparação da categoria sub-17. Os atletas tiveram uma excelente evolução e acreditamos muito no potencial da equipe. Nós temos toda a condição necessária para conseguir o resultado positivo neste primeiro jogo e, consequentemente, irmos bem no jogo da volta em Florianópolis”, expressou o coordenador das categorias de base, Nei Minks. O segundo duelo das semifinais será realizado no sábado (17), às 14h, no CETEFA João Nilson Zunino.

 

Texto e fotos: Carla Cenci/ACF

×