Na noite desta terça-feira (16), os atletas que concluíram os cursos complementares disponibilizados pelo Instituto Olímpico Brasileiro indicados pelo setor psicossocial da Chapecoense receberam seus certificados impressos e confraternizaram na Pizzaria e Churrascaria Italianíssima.
Em vista a importância dos estudos na vida de um atleta de futebol, 13 atletas das categorias sub-15 e sub-17 da Chapecoense firmaram seu compromisso com os estudos e abraçaram a ideia proposta do setor psicossocial. “Para este momento que é tão importante, os atletas perceberam a importância de ter um complemento dentro da Instituição”, enfatizou a assistente social, Francielli Silva.
Segundo a pedagoga da agremiação, Marineiva Moro, os cursos gratuitos oferecidos pelo COB são fundamentais para a capacitação profissional. “Além de aprimorar habilidades técnicas, esses programas promovem uma formação integral, preparando os talentos esportivos para desafios físicos, emocionais e sociais, contribuindo assim para o desenvolvimento do esporte e para uma cultura esportiva ética e inclusiva em todo o país”, ressaltou.
Para a psicóloga das categorias de base da Chapecoense, Graciele Paludo, esse tipo de ação e confraternização incentivam a formação dos atletas em busca do conhecimento. “Essa valorização, sem dúvida, reflete positivamente na autoestima, autoconfiança, equilíbrio da vida pessoal, profissional e no senso de pertencimento que são fatores indispensáveis para a melhor performance.”
O atleta João Rios, da categoria sub-15, realizou cinco – dos seis cursos – disponíveis na plataforma de aprendizagem. Ele afirmou ter sido uma experiência diferente: “Não é todo dia que temos esse tipo de conteúdo em mãos. Ter cursos que nos preparam para as coisas que podem acontecer durante a nossa carreira é algo muito bacana”, salientou.
Para Rios, as situações apresentadas nos conteúdos auxiliam na trajetória. “Foi muito bom aprender mais sobre esse lado profissional para que tenhamos mais ciência das coisas que podem acontecer durante a nossa caminhada como atleta de alto rendimento”, concluiu. Destaque também aos atletas Lucas Hadas, com 4, Pedro Caetano, com 3, e Samuel Oliveira, com 2 certificações.
O Instituto Olímpico Brasileiro, através do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), está realizando o “Programa de Carreira do Atleta”, através do núcleo “Formando Campeões para o Esporte e para a Vida”, com seis cursos com temáticas extracampo. Para mais informações, acesse o link https://jovensatletasiob.asdnet.com.br/.
Texto e fotos: Carla Cenci/ACF