“Chape Sustentável – Um gol pela natureza”: Clube e parceiros lançam ação com foco na conscientização

No próximo domingo (14), quando a Chapecoense enfrenta o Brusque em partida válida pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, os torcedores que comparecerem à Arena Condá perceberão uma novidade: Tótens e tonéis de descarte de resíduos plásticos estarão posicionados em pontos estratégicos do estádio a fim de que, ao término dos jogos, o lixo gerado seja destinado de forma correta. A iniciativa faz parte do projeto “Chape Sustentável – Um gol pela natureza”, encabeçada pela Chapecoense e abraçada pela Brasplast, pela Dalla Cervejaria e pela Alcaplas Indústria de Plástico. 

A razão principal da campanha é promover a conscientização coletiva dos torcedores, incentivando que adotem práticas sustentáveis no momento do descarte de resíduos. Os objetivos, no entanto, não param por aí: além de promover uma mudança de hábitos em prol da sustentabilidade e enraizar no comportamento do torcedor a educação ambiental, a iniciativa também tem fins sociais: Todo o material recolhido será separado e vendido para a empresa Alcaplas, que garantirá a destinação correta ao resíduo. O valor arrecadado será integralmente destinado às causas sociais contempladas pelo programa Novos Caminhos, contando com o apoio e chancela da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC – e Tribunal de Justiça de Santa Catarina.  

Valdir Lucatelli – vice-presidente de marketing da Chapecoense – falou da importância de o clube se aliar com instituições fortes e promover causas como essa. “A Chape, como um clube da cidade e de toda uma região, sabe do seu compromisso com a comunidade e, também, do seu poder de influência. Então, nada melhor do que aproveitar essa influência para incentivar bons comportamentos e mudanças de hábitos – principalmente com o objetivo de promover a sustentabilidade e, também, de ajudar quem mais precisa. Além de conquistar resultados expressivos dentro das quatro linhas, queremos ser um exemplo de clube cidadão fora delas”. 

Artur Deiss Neto – Diretor Executivo da Brasplast Embalagens – destacou que o projeto facilita um dos grandes desafios da indústria: a educação sobre a reciclagem correta do plástico. “Estamos muito felizes e honrados em poder colaborar com a Chapecoense neste projeto. A parceria com a Chape nos permite unir forças para promover a conscientização ambiental e incentivar a reciclagem. Nosso objetivo é evoluir continuamente e trazer um impacto social positivo através dessas iniciativas. Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença e contribuir para um futuro mais sustentável”.

Bráulio Dalla Vecchia – CEO da Dalla Cervejaria – destacou que a empresa aderiu a uma tecnologia pioneira no que se refere a embalagens de cerveja para poder apoiar o projeto. “A Dalla Cervejaria – empresa orgulhosamente Chapecoense e parceira da Chape há muitos anos – trouxe como primeira cervejaria do Brasil uma tecnologia europeia para as suas embalagens, com foco na sustentabilidade. Toda ação e parceria que envolve a sustentabilidade e o apoio ao meio-ambiente será abraçada pela Dalla, pensando principalmente nas gerações futuras.

Alceu Lorenzon, fundador e diretor da Alcaplas, destacou que apoiar o projeto vai ao encontro de um dos lemas da empresa: “transformar para preservar”.  “Estamos muito orgulhosos em fazer parte deste programa que não só ajuda a preservar o meio ambiente, mas também destaca a importância do cuidado com os resíduos plásticos. Acreditamos que ações como essa, podem gerar grandes impactos e inspirar mais pessoas sobre a importância da reciclagem em nossa comunidade”. 

Por fim, Jardel Carminatti – Gerente Executivo do Sesi/Senai Regional Oeste – destacou o impacto social da ação. “Esta parceria fortalece o compromisso da Federação com uma atuação pró-ativa e colaborativa, promovendo ações socioambientais para fomentar o desenvolvimento econômico e social do estado. Além disso, contribui por meio desta campanha com o Programa Novos Caminhos, cujo objetivo é transformar a realidade de crianças e adolescentes em situação de acolhimento, para que conquistem uma vida digna e autônoma”. 

 

×