Nos últimos dias, os staffs e as comissões técnicas das categorias de base da Chapecoense passaram por algumas reformulações. As mudanças ocorreram, principalmente, pela chegada de novos colaboradores e, também, pela promoção e remanejamento de alguns profissionais que já desempenhavam trabalho no clube.
Andrei Strapazzon é efetivado como auxiliar da preparação de goleiros da equipe profissional:
Em 2016, Andrei Strapazzon iniciou sua trajetória como goleiro na categoria sub-17. No ano seguinte, o atleta, que já havia iniciado a graduação, teve oportunidade como estagiário na preparação de goleiros nas categorias sub-12 e sub-13. Em 2018, o jovem foi contratado em definitivo para a categoria sub-15, na qual ficou até 2020. Nos dois anos seguintes, esteve na categoria sub-17. Em 2022, Andrei passou a integrar a categoria sub-20, ano em que a equipe foi campeã do Campeonato Catarinense e teve o melhor goleiro da competição.
Após a disputa da Copa São Paulo de 2024, Strapazzon passou a auxiliar a equipe principal e a categoria sub-20, simultaneamente, até ser efetivado no elenco profissional como auxiliar de preparação de goleiros.
Francisco Peters assume a preparação de goleiros da categoria Sub-20:
Há seis anos no clube, Francisco Douglas Peters iniciou seus trabalhos na equipe feminina da Chapecoense em 2018. Passados três anos, o preparador de goleiros ingressou nas categorias sub-12, sub-13, sub-14 e sub-15, na qual sagrou-se campeão de diversas competições e permaneceu até setembro de 2022. Posteriormente, iniciou sua trajetória na categoria sub-17, onde ficou por aproximadamente dois anos e conquistou duas vice-colocações do Campeonato Catarinense e uma do Sul-Brasileiro – ambas com destaques defensivos, principalmente, dos arqueiros. Com a promoção de Andrei Strapazzon ao futebol profissional, Francisco assume, efetivamente, a preparação dos goleiros da equipe sub-20.
Mateus Fernandes é o novo preparador de goleiros da equipe sub-17:
Natural de Santa Rosa do Sul/SC, Mateus acumula passagens pelo sub-17 do Próspera (2022), na categoria sub-20 e como auxiliar de treinamento de goleiros no time profissional do Caravaggio (2023) e nas equipes sub-15 e sub-17 do Hercílio Luz (2023-2024). O profissional ainda estagiou no Criciúma (2022), em trabalho direto com os goleiros da base. O preparador chega para se juntar à técnica Nivia de Lima e ao preparador físico Lucas Giovanni.
Mudanças na rouparia:
Natural de Chapecó, Fernando Toledo iniciou seu trabalho na Chapecoense em 2019, quando assumiu a rouparia das categorias sub-14, sub-15 e sub-17. Em 2022, foi o encarregado dos fardamentos de toda a campanha do título Catarinense sub-20 e permaneceu por mais dois anos no juniores. Agora, Fernando faz parte da equipe de rouparia do profissional.
Com o remanejo de Fernando ao Departamento de Futebol Profissional, Taiquex Framento passa a atuar como roupeiro das categorias de base. O caxambuense reside em Chapecó há mais de 25 anos e acumula experiência como auxiliar administrativo.
Texto: Alessandra Seidel e Carla Cenci/ACF
Fotos: Carla Cenci e Tiago Meneghini/ACF