Na última quarta-feira (24), a categoria sub-15 viajou para o município de Roca Sales/RS para a disputa da 18ª edição da Taça da Amizade. Após quatro partidas, o Verdão se despediu da competição na fase quartas de final.
Em sua estreia diante do Internacional, na quinta-feira (25), o Verdão foi superado pelo placar de 4×0. Na segunda partida do dia, no período vespertino, a equipe comandada pelo técnico Felipe Bilhalva empatou em 2×2 com o time do Athletico Paranaense. Na ocasião, o atacante Richard marcou os dois tentos alviverdes. Para fechar as disputas da primeira fase, na sexta-feira (26), Richard e Gabriel balançaram as redes e o elenco de Chapecó venceu o SER Caxias por 2×0.
Através dos resultados conquistados, a Chapecoense garantiu a segunda colocação do Grupo 1, com quatro pontos, e a sexta colocação na tabela geral. Assim, o adversário para a disputa em partida única das quartas de final foi o clube que conquistou a terceira colocação geral, o Juventude. No embate, os primeiros 30 minutos terminaram igualados. Na segunda etapa, aos 18, Natan – que recém havia entrado na partida – abriu o placar para a Chape. Na sequência, aos 21, a equipe adversária deixou o duelo igualado. Com o apito final, o jogo encaminhou-se para as penalidades máximas, vencidas pelos adversários.
Para o técnico da categoria sub-15, Felipe Bilhalva, as disputadas foram benéficas e de resultado positivo. “A competição foi muito boa e de alto nível de competitividade. Saímos felizes e satisfeitos com o desempenho dos meninos, principalmente pela evolução que eles tiveram dentro da competição. Nós fizemos uma estreia abaixo do que somos acostumados a fazer e depois conseguimos evoluir, jogo a jogo, desempenhando cada vez mais. Vamos usar os aprendizados para evoluir dentro da temporada, para cada vez desenvolver mais os atletas”, afirmou.
Autor de três gols na competição, o atacante Richard chegou ao seu sexto gol na temporada. “Eu agradeço a Deus pela oportunidade e estou muito feliz em poder ajudar a minha equipe. Esse campeonato serviu de aprendizado e experiência para as próximas competições. Seguimos na preparação e trabalho”, enfatizou o atleta. A equipe de Richard volta a campo na quarta-feira (01), diante da equipe do Joinville, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Catarinense sub-15.
Nas palavras do coordenador das categorias de base da Chapecoense, Nei Minks, disputas diante de equipes da elite do futebol brasileiro são importantes. “Enfrentamos três equipes de Série A nestes quatro jogos da competição. Foram partidas de nível extremamente alto, que são excelentes para a formação de nossos atletas, pois enfrentamos adversários de nível nacional. Essas disputas auxiliam no crescimento e fortalecimento de nossa equipe para obtermos melhores resultados no Catarinense e, consequentemente, a classificação para a Copa Sul. Todos os atletas do grupo tiveram minutagem e isso nos deixou felizes. Nós conseguimos testar os atletas em partidas de alto nível e eles desempenharam um futebol satisfatório”, concluiu.
Texto: Carla Cenci/ACF
Fotos: Patricia Xavier (capa) e Roger Duarte (jogo)