Nesta quarta (24), a delegação sub-15 da Chapecoense viaja para o município de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, para a disputa da Taça da Amizade. Em 2024, o Verdão do Oeste chega a sua quarta participação na competição.
Com a justificativa de integrar os clubes e proporcionar o desenvolvimento do setor social da comunidade rocasalense, a competição busca contribuir com a cidadania. Para as disputas, o município de 69 anos recebe 12 equipes entre os dias 25 e 28 de abril. Além da Chapecoense, a equipe do Avaí representará Santa Catarina. Athletico Paranaense e Coritiba são as equipes paranaenses confirmadas; e, em território gaúcho, Grêmio, Internacional, São José, Juventude, SER Caxias, Novo Hamburgo e Lajeado disputarão, além da equipe anfitriã, CTE Roca Sales.
O coordenador das categorias de base, Nei Minks, recordou a participação alviverde na competição: “Em duas fomos campeões e outra vice”. O profissional entende a importância das disputas, pois além de promover o desenvolvimento individual, os embates geram oportunidades futuras para os jogadores. “É uma competição onde muitos observadores acompanham os atletas em busca de contratações e até mesmo os observadores da Confederação Brasileira de Futebol assistem os jogos visando futuras convocações à CBF”, afirmou.
Em sua primeira disputa, em 2017, a Chapecoense sagrou-se campeã da Taça da Amizade. No ano seguinte, com o objetivo de defender o título conquistado anteriormente, garantiu o segundo troféu da competição. Em 2019, foi vice-campeã. “Vamos impor nosso ritmo para fazer uma boa competição, sempre almejando a primeira colocação. O pensamento é esse e é isso que a gente vai buscar dentro do campeonato”, afirmou o técnico da categoria sub-15, Felipe Bilhalva.
O primeiro embate do sub-15 da Chapecoense na competição será na quinta-feira (25), diante da equipe do Internacional, às 09h, no Campo S.C. Concórdia. Na tarde deste mesmo dia, no Campo Colpato, o Verdão enfrenta o Athletico Paranaense, às 15h. Para encerrar as disputas da primeira fase, no campo E.C. Gaúcho, o adversário será o SER Caxias. às 15h. “As expectativas são as melhores”, afirmou o volante Marco Antônio. “Estamos trabalhando bem e o grupo está muito unido. O clima está bom e tenho certeza de que estaremos em nosso melhor momento”, concluiu.
Para o sábado (27) estão marcadas as disputas das quartas de finais, que reúnem os oito melhores colocados da tabela geral. No domingo (28), às 09h, serão conhecidos os finalistas. A disputa da terceira colocação será às 14h entre as equipes que sofreram revés nas partidas daquela manhã. A taça da primeira colocação será decidida às 15h30.
Texto e foto: Carla Cenci/ACF