Projeto Ser Atleta: Chapecoense e Unochapecó unidos pela educação

Na tarde da última segunda-feira (25), a categoria sub-20 iniciou a segunda edição do projeto Ser Atleta. Em parceria com a Unochapecó, os encontros visam debater os desafios da carreira no futebol e complementar a formação do atleta de futebol de base.

O Auditório C1, do Bloco C da Unochapecó, sediou a conversa inicial entre as instituições, professores e atletas da categoria júnior alviverde. Após o diálogo, os jovens conheceram a estrutura da Universidade, com visitas ao Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM), a Clínica Integrada e ao Pollen Parque Científico e Tecnológico. 

O professor, doutor em Ciência do Movimento Humano, e coordenador do Ser Atleta, Clodoaldo Antônio de Sá, explicou a iniciativa do projeto: “Foi elaborado por professores da Universidade, com a expectativa de que os meninos participassem de todas as atividades. Isso é um diferencial para o Clube Formador, que se preocupa em trazer esses tipos de conteúdo em suas categorias de base”. 

“O projeto complementa assuntos diferentes daqueles que os atletas vivenciam no dia a dia. Eles aprendem e adquirem experiências com profissionais de outras áreas que agregam conhecimento, para que possam ser atletas de alta performance”, afirmou o coordenador das categorias de base, Nei Minks.   

Segundo o vice-presidente das categorias de base, Paulo Pagliari, a formação diferenciada faz com que todos sejam beneficiados. “O objetivo da Chapecoense é buscar essa formação, juntamente com a Unochapecó, para que consigamos formar atletas e cidadãos. Entendemos que as atividades que serão apresentadas irão auxiliar na convivência em sociedade, família e no esporte.” 

Para o reitor da Unochapecó, Cláudio Alcides Jacoski, a universidade “tem a ciência da responsabilidade que é a formação de um atleta da Chapecoense”. Parceira da agremiação, a instituição de ensino caminha junto em projetos educativos e Jacoski citou ser “motivo de muita alegria estar ao lado do clube para a formação de atletas para o futuro”.

 

Foto: Unochapecó
Texto: Carla Cenci/ACF

×