Na tarde desta segunda-feira (06), a categoria sub-17 da Chapecoense enfrentou a equipe do Figueirense, no CT Água Amarela, pela segunda partida das semifinais do Campeonato Catarinense. Com o placar fechado no tempo normal, o Verdão garantiu vaga para a final após converter as cinco cobranças de penalidade máxima.
A partida
A Chapecoense trouxe perigo logo no primeiro lance de ataque quando obrigou o goleiro adversário a efetuar a defesa. Aos 16, Kassio avançou pela esquerda e encontrou João Pedro na direita: o camisa 2 alviverde finalizou de primeira para a defesa de Victor. Em resposta, aos 37, a equipe visitante teve a oportunidade em uma cobrança de falta na entrada da área; o arqueiro Gabriel Pereira evitou a mudança no marcador. Placar fechado nos primeiros 40 minutos.
O início da segunda etapa foi faltoso. Vitor, camisa nove do Figueirense, excedeu na carga e recebeu seu segundo cartão amarelo na partida. Com um a mais desde os quatro minutos, a técnica Nivia de Lima propôs sua estratégia e lançou a equipe alviverde para o ataque. Passados 25 minutos, o Verdão criou duas oportunidades de bola parada e, por pouco, não modificou o placar. Em seguida, o Figueira se lançou ao contra-ataque e Gabriel impediu mais uma vez. O confronto encerrou-se em 0x0.
Pênaltis
A primeira partida das semifinais, realizada em Florianópolis, terminou em 2×2. Com os dois empates, a equipe finalista foi decidida nas penalidades máximas. Peterson abriu e converteu para o Figueirense. Kawe empatou para a Chape; Igor, Leonardo e Thierri aumentaram a vantagem para a equipe visitante; Luciano, Kassio, Bruno Lima igualaram a disputa. Kauã finalizou na trave direita de Gabriel Pereira e Renan balançou as redes e correu para o abraço alviverde.
Próxima partida
Em sua segunda decisão consecutiva, a Chapecoense vai enfrentar a equipe do Criciúma na final do Campeonato Catarinense. O primeiro duelo será realizado em Chapecó, com data a ser confirmada.
Texto e foto: Carla Cenci/ACF