Pelo segundo ano consecutivo, Chapecoense disputa as semifinais do Catarinense nas três categorias

O trabalho desenvolvido em 2023 nas categorias de base da Chapecoense resultou na classificação das equipes sub-15, sub-17 e sub-20 entre as quatro melhores do Campeonato Catarinense. As vitórias do último sábado (21) concretizaram o segundo ano consecutivo de disputas.

O sub-20 – categoria comandada inicialmente por Emerson Cris e conduzida por Pedro Iarley, fechou a fase classificatória na 3ª colocação com 32 pontos. Na primeira partida da semifinal – realizada na Arena Condá – prevaleceu o empate sem gols diante do Criciúma. No jogo da volta, Pett marcou para a equipe da casa classificando-a para a decisão. No total, o Verdão disputou 20 partidas. Destas, nove vitórias foram conquistadas, placar igual em seis oportunidades e cinco ocasiões de revés. Com a classificação, o Verdão garantiu vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024. Para o técnico Pedro Iarley, “a condição de competir com outros clubes e colocar os atletas em um novo cenário dará experiência para que eles possam continuar evoluindo até a caminhada profissional”.

Classificada com três rodadas de antecedência, a equipe sub-17 encerrou a primeira fase na 2ª colocação com 29 pontos. “A gente conseguiu oportunizar outros meninos que ainda não tinham jogado a competição para fortalecer ainda mais o grupo”, frisou a técnica Nivia de Lima. Com o segundo melhor ataque do campeonato (28), o atual artilheiro Kassio soma seis gols, seguido por Rodrigo (4), Bruno Lima e Bernardo (3). No total, 13 jogadores balançaram as redes adversárias. Em seis ocasiões, o time de Chapecó assinalou três tentos por partida. Destas, quatro foram em território chapecoense e duas como visitante. A invencibilidade da equipe sub-17 chegou a sete jogos, entre a 6ª e a 12ª rodada. “Estamos muito felizes com a nossa classificação”, destacou a técnica. O adversário será o Figueirense e a primeira partida será disputada fora de casa.

A classificação da categoria sub-15 foi conquistada na última rodada, após a vitória por 2×1 diante do Brusque. Os nove pontos conquistados nas últimas três partidas foram fundamentais para o avanço de fase. “Não foi fácil, mas os nossos atletas se mantiveram focados e fomos em busca de nossos objetivos”, afirmou o técnico Daniel Pereira. Na 4ª colocação com 23 pontos, o adversário do próximo sábado (28) será o Avaí. A primeira partida será realizada no CT Água Amarela, às 15h. O reencontro será em Florianópolis no dia 04 de novembro. Em 2023, as equipes se enfrentaram em duas ocasiões, ambos os resultados finalizaram em 1×1.

 

TRABALHO
“Melhoramos muito em vários aspectos”, ressaltou o coordenador das categorias de base, Oscar Mezzomo. 52 partidas foram disputadas entre as três categorias no Campeonato Catarinense de 2023. De 156 pontos possíveis até o momento, as equipes alviverdes somaram 85 pontos, equivalente a um aproveitamento de 54,4%. “Acredito que ficará bem encaminhado para o próximo ano, vamos ter três categorias boas, com bons profissionais e vamos começar a temporada prontos”, apontou o coordenador.

A vice-presidente das categorias de base, Adriana Gottardi, descreveu a classificação como “um momento especial” para o clube e ressaltou a expectativa para a sequência dos confrontos: “Esperamos buscar o título na categoria sub-15 e sub-17”. Em 2022, as três equipes alviverdes disputaram a final da competição que sagrou a primeira colocação do sub-20 e dois vice-campeonatos. “Como Clube Formador, vejo com grande valia e méritos de todos que trabalham juntos para chegarmos a nossos objetivos”, finalizou a vice-presidente.

 

Texto e foto: Carla Cenci/ACF

×