As partidas das categorias sub-15 e sub-17 da Chapecoense, realizadas no CT Água Amarela, foram favoráveis para o Verdão. Com as vitórias por 2×1 e 3×0, as categorias sub-15 e sub-17 garantiram vaga para as semifinais do Campeonato Catarinense edição de 2023.
Sub-15
A proposta da Chapecoense surtiu efeito desde o primeiro momento de partida. Logo aos dois minutos, Juliano recebeu pela esquerda de ataque e abriu o marcador. O Verdão aproveitou o embalo e aumentou a vantagem na sequência, quando o camisa 11 marcou o seu segundo gol na partida. As ofensivas por parte da equipe da casa continuaram, mas sem modificação no placar. O time comandado por Daniel Pereira seguiu para o vestiário com a vantagem no placar.
Para assegurar a classificação, a segurança da somatória dos três pontos era o principal objetivo na segunda etapa. A equipe alviverde teve a oportunidade de aumentar o placar aos 14, quando Enzo inverteu de lado para Gabriel finalizar de primeira. A equipe do Brusque descontou aos 27 com Cauã Damasceno. A partida terminou em 2×1 e a Chapecoense assumiu a quarta colocação com 24 pontos. Agora, o adversário é a equipe do Avaí e a primeira partida será decidida em território chapecoense.
Sub-17
A equipe comandada pela técnica Nivia de Lima já havia garantido vaga para a próxima fase quando adentrou o gramado do CT Água Amarela. Mesmo com a classificação, o time alviverde demonstrou postura na partida. Aos nove minutos, Rodrigo dominou, avançou e finalizou perto da trave direita de Artur. Três minutos mais tarde, Japa cobrou o escanteio na medida para Petrulio cabecear: a bola passou à esquerda da meta adversária. Pelo lado do Brusque, aos 38, Brenno finalizou por cima da meta de Gabriel Pereira, mas a partida seguiu para o intervalo com o marcador fechado.
Após a conversa no vestiário, o Verdão do Oeste conseguiu furar o bloqueio bem postado do adversário quando Jorge – que entrou no intervalo de partida – avançou e sofreu falta na entrada da área: Aos 12, Japa efetuou a cobrança direta e correu para o abraço de seus companheiros. Passados oito minutos, Jorge se infiltrou dentro da grande área e foi parado com carga faltosa. A penalidade máxima foi convertida pelo camisa 9, Rodrigo. Com duas intervenções essenciais para os gols, foi a vez do camisa 21 explodir de alegria e fechar o placar da partida. Com 29 pontos e na segunda colocação, o Verdão encara o Figueirense, fora de casa, na primeira partida da próxima fase.
Texto e foto: Carla Cenci/ACF