Vitória e classificação em dose dupla marcaram o sábado de futebol da base da Chapecoense. Em território concordiense, o Verdão do Oeste aplicou três tentos e venceu a equipe do Concórdia sem sofrer gols. O Estádio Domingos Machado de Lima recebeu o clássico regional, válido pela 9ª rodada do returno do Campeonato Catarinense sub-20.
A partida
Ambas as equipes preferiram pelo estudo do adversário nos minutos iniciais. Com um estilo de jogo bem desenhado, a Chapecoense empurrou a equipe da casa para seu sistema defensivo e obteve os melhores ataques da partida. Aos 28, o Verdão já trouxe perigo à meta de Borges após Higor cruzar na medida para o cabeceio de Mailson. Após sete minutos, David entrou na área pelo lado direito, avançou e cruzou para Mailson; o camisa 11 fez o corta-luz e Cacá finalizou para o defensor afastar a bola em cima da linha. Cacá, novamente, trouxe perigo ao concluir e a bola raspar a trave direita do goleiro. Chape melhor na partida, furou o bloqueio concordiense já nos acréscimos quando David cruzou para Mailson abrir o placar e deixar a Chape em vantagem antes das equipes seguirem para os vestiários.
Para a segunda etapa, a equipe comandada por Pedro Iarley seguiu em ritmo intenso e ampliou a vantagem aos 11 minutos: a bola foi lançada para Mailson que, entre dois marcadores, venceu a disputa e entregou para Vanzela na direita estufar as redes e solidar o Verdão no placar. No lance seguinte, novamente Mailson arriscou em bela finalização na trave esquerda; Borges tirou com os olhos a bola finalizada pelo vice-artilheiro da Chape que tinha endereço certeiro. Para fechar o placar, Vitinho – que havia recém entrado na partida – recebeu pela esquerda de ataque, investiu em sua habilidade e deixou o marcador para trás; o atacante de 18 anos marcou seu primeiro gol na categoria sub-20. A partida terminou em 0x3.
Classificações
Com o resultado, a Chapecoense chegou a 32 pontos e garantiu a 3ª colocação. Avaí, Criciúma e Joinville, respectivamente, também avançaram para as semifinais do Catarinense sub-20 e para a Copa São Paulo de Futebol Junior de 2024. O time de Chapecó, até o momento, disputou 18 partidas: 9 vitórias, 5 empates e 4 revés foram conquistados. 27 gols foram marcados e somente 15 tentos sofridos, alcançando a melhor defesa da competição juntamente com a equipe de Criciúma.
Próxima partida
O primeiro duelo que decidirá um dos finalistas será realizado em Chapecó, no próximo sábado (29). O adversário é a equipe do Criciúma. Nossos adversários possuem a vantagem de decidir em casa, pois terminaram na 2ª colocação com 33 pontos – um a mais que a Chapecoense.
Texto e foto: Carla Cenci/ACF