Além das fronteiras: Atleta argentino participa da 5ª Copinha Verde e Branca

Marco Kohli é natural de Eldorado, município que pertence à província de Misiones. Aos 10 anos de idade, ele treina com a equipe sub-10 do Polo Chapecoense de São Miguel do Oeste e nesta edição, participa da sua primeira Copinha Verde e Branca. 

Sua chegada ao oeste de Santa Catarina foi marcada pelo bom desempenho em um torneio realizado em Montecarlo, município vizinho de Eldorado. Na ocasião, a equipe de São Miguel do Oeste participou e observou o destaque individual de Marco, na qual atuou pelo ataque de sua equipe argentina. O atleta foi convidado para participar, no início do ano, da Copa Constantina realizada no Rio Grande do Sul. O troféu veio para o oeste catarinense com o atleta argentino consagrando-se o destaque da equipe na categoria. 

O atleta reside em seu município natal com seus pais e mais dois irmãos. Atacante de origem, treina na equipe de sua região e uma vez por mês no Polo da Chapecoense. Segundo Genaro Cristian, pai do atleta, Marco chegou a treinar na escolinha do River Plate, da Argentina, mas por ser distante optou por não seguir. Por viver anos em Foz do Iguaçu, o pai de Marco conhece a Chapecoense de épocas e salienta querer que a formação futebolística do filho seja feita no Brasil. Destaca que o principal objetivo é, inicialmente, que o argentino se divirta e faça amizades: “Aproveitar esses momentos que a vida entrega”. 

Genaro ressalta como bom o momento vivenciado em Chapecó e destaca a competição ser do nível de equipes Argentina, como menciona Santa Fé. Elogia o trato das pessoas chapecoenses e a equipe de São Miguel do Oeste. “Aqui é uma família, ele não sente a diferença quando precisa ficar para jogar ou treinar.” Marco que pratica o futebol desde seus cinco anos de idade, aprende novas regras como a do impedimento, não cobrada na Argentina para a categoria. Seu pai, Genaro, é neuro treinador e auxilia o filho em seu desenvolvimento mental e técnico. 

“Compromisso e estudo”, enfatiza Genaro ao relembrar trecho da abertura da 5ª Copinha Verde e Branca. Acentua que Marco diz querer ser jogador de futebol e ser bom aluno em sua escola, como é aconselhado pelos pais. “Nós queremos estar perto e que ele tenha um bom futuro”, frisa. Apesar de ser atacante, o jovem jogador inspira-se no meio campista Messi, eleito seis vezes melhor jogador do mundo e atual campeão Mundial. Marco menciona sempre a seu pai o carinho dos colegas de escolinha com ele e gostar de participar do Polo. 

FRONTEIRAS ABERTAS

“A nossa escola disputa competições internacionais”, evidencia Matheus Orlando, coordenador técnico do Polo de São Miguel do Oeste. Fundado em 2019, o Polo deste município completou três anos em setembro e relembra participar da edição da Copinha Verde e Branca daquele mesmo ano, realizada em novembro. Narrou que, atualmente, a base da Chapecoense conta com 13 atletas em suas categorias. 

“Estamos muito felizes”, cita ao mencionar Marco. Relatou que a participação da 5ª Copa Lawn foi de forma invicta e destacada pelo argentino. Marco Kohli contou gostar de ser Chapecoense e ter amigos brasileiros formados pelo futebol. 

 

Foto: Carla Cenci | ACF

×