Chapecoense é o primeiro clube brasileiro a lançar e-book escrito pelos atletas da base

Na noite da última terça-feira (06), a Chapecoense lançou o E-book “A Base da Chape Lê: Escritas Formativas no Futebol de Base”, escrito pelos atletas das categorias sub-15 e sub-17. Esse feito marca a Chapecoense como o primeiro clube brasileiro, que possui certificado de clube formador, a desenvolver um e-book produzido pelos próprios jogadores de base.  

O livro online é resultado do projeto “A Base Lê”, iniciado em março de 2021 com o intuito de estimular o gosto pela leitura e contribuir com as demais atividades realizadas além do campo. Para iniciar o projeto, foi organizada uma minibiblioteca no alojamento da Chapecoense para os atletas desfrutarem da leitura.

Segundo a pedagoga da base, Marineiva Moro, houve a iniciativa da leitura coletiva e produção escrita. Ela conta que foi selecionado o livro “Nunca Deixe de Tentar”, que conta a história de vida de Michael Jordan – ex-basquetebolista estadunidense – e os desafios de ser atleta. Foi realizada a leitura e o debate em grupo acerca do conteúdo do livro. Posteriormente, cada atleta escolheu um tema do livro para produzir uma escrita que apresentasse a relação do tema escolhido com suas expectativas de vida.

Os temas versavam sobre liderança, humildade, foco, determinação e sucesso. Para Marineiva, atuar com a formação humana é fundamental: “Sempre é um processo complexo, pois nos conduz a inferir situações de aprendizagem e desenvolvimento humano”. Destaca o comprometimento dos atletas e comissão técnica. “Todos aceitaram a ideia”, frisa.

O atleta Igor Rampazzo, da equipe sub-15, participou da produção e garante que o aprendizado desenvolvido foi necessário e um privilégio. “Foi muito importante para o meu crescimento como atleta e como pessoa”, enfatiza. Marineiva, idealizadora do projeto, conclui dizendo que, ao escrever, funções psíquicas são ativadas e podem auxiliar no momento do jogo, por isso, a Chapecoense se preocupa com os atletas fora das quatro linhas.

Confira o e-book: https://www.unoesc.edu.br/images/uploads/editora/A_base_da_Chape_l%c3%aa.pdf

Assessoria de Imprensa das Categorias de Base

×