Três categorias e quatro finais: Base da Chape é destaque em Santa Catarina

As categorias de base da Associação Chapecoense de Futebol estão em grande fase: Vice campeã catarinense sub-15 e sub-17; Vice campeã Sul-Brasileira BG Prime, também no sub-17; sexta final seguida de Catarinense e título na categoria sub-20. O trabalho realizado neste ano de 2022 foi fundamental para esses resultados.

Cadu, como é chamado o coordenador das categorias de base Carlos Eduardo Pereira Bispo, salientou ter sido um planejamento do início do ano e não ter faltado apoio da diretoria verde e branca. Ele citou que o trabalho com os atletas mais jovens e a valorização deles é de extrema importância na qual reflete na premiação para quem acredita no processo. “Tivemos que criar estratégias e tomar decisões rapidamente para que pudéssemos ter um ano diferente dos outros.” 

Nivia de Lima, William Amaral, Giovani Rigotti e suas respectivas comissões técnicas estiveram à frente das equipes e foram os responsáveis por gerir o trabalho coletivo até o final. “Coloca a Chapecoense no lugar dela, no mais alto nível do futebol catarinense”, destacou o coordenador. Mencionou que um dos principais focos é poder servir a equipe profissional em curto prazo com atletas originários da base alviverde. Relembrou que um dos pontos traçados foi o de formar atletas como seres humanos e, para isso, necessitou de estruturação: “Trouxemos profissionais no departamento psicossocial para trabalhar o equilíbrio emocional”. Assistente social, pedagoga, psicóloga, nutricionistas, colaboradores em geral que fazem parte de todo o processo de formação de um atleta de base.

Os números dos dois vice-campeonatos catarinenses das categorias sub-15 e sub-17 em disputa contra Avaí e Barra, respectivamente, são animadores: Com campanhas de destaque, as duas categorias somaram 34 partidas com 17 vitórias, 11 empates e seis derrotas; 57 gols foram assinalados e 28 sofridos. Na categoria sub-17, Cacá foi o artilheiro com 11 tentos e Kainã o goleiro menos vazado do campeonato. Pelo Sul-Brasileiro BG Prime, o vice-campeonato conquistado em Ponta Grossa encerrou a participação das categorias de base no ano de 2022. Cacá, novamente, foi o artilheiro da equipe com três tentos assinalados.

A equipe sub-20 ergueu sua terceira taça de campeã catarinense e disputará a Copa São Paulo de Futebol Junior de 2023 e a Copa do Brasil da categoria. Essa foi a sexta final consecutiva, de 2015 a 2019 e agora em 2022. Em 2020 e 2021 a competição não ocorreu devido a pandemia do Covid-19. A defesa menos vazada ficou nas mãos de Gabriel, que sofreu apenas 13 gols e a artilharia isolada do campeonato com Lucas, balançando as redes 16 vezes. “A Chapecoense pode cravar que é campeã do Estado, pois formou homens e atletas”, conclui Cadu. 

RECONHECIMENTO

Adriana Gottardi é vice-presidente das categorias de base da Chapecoense e teve papel fundamental no planejamento: “Quando assumimos, tínhamos noção do que poderíamos encontrar”. Ressaltou que as aprovações foram diárias e o trabalho é de uma equipe. “Temos que ter em mente que essas conquistas são pelo belo e árduo trabalho desenvolvido diariamente por todos.” 

A primeira mulher dirigente da Chapecoense agradece a todos os envolvidos que arduamente dividem estes períodos de trabalhos; aos atletas que se doam, respeitam e enaltecem as cores do Verdão e aos torcedores que prestam apoio necessário: “Estamos de parabéns, com letras maiúsculas, porque desenvolvemos um trabalho digno de resultados, em especial a vaga para a Copa São Paulo”, finalizou.  

 

Texto e foto: Carla Cenci/ACF

 

×