Categorias de Base da Chapecoense iniciam processo de retomada

Passados cinco meses desde a paralisação completa das atividades, as categorias de base da Associação Chapecoense de Futebol retornarão aos trabalhos nesta semana. A decisão foi tomada de maneira conjunta entre a diretoria do clube, as comissões técnicas das categorias de formação e o departamento médico, tendo em vista, principalmente, o retorno das competições nacionais e estaduais e a importância de cumprir o calendário.

A princípio, apenas as equipes sub-17 e sub-20 voltarão aos treinos, tendo em vista a sequência da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro das categorias e o início do Campeonato Catarinense Sub-20. O retorno levará em consideração todos os protocolos e medidas de segurança e será acompanhado, diretamente, pelo departamento médico. Sendo assim, a liberação dos atletas para os trabalhos só acontecerá após a realização de todas as avaliações e exames médicos e os resultados negativos para Covid-19.

Os atletas não utilizarão o alojamento e nem os vestiários do clube – e, por isso, receberão um kit de fardamento. O refeitório será utilizado em situações específicas, mas com capacidade reduzida.

Márcio Stakonski, Diretor das Categorias de base, falou sobre a importância do retorno e afirmou que o clube será extremamente cauteloso, priorizando pela segurança e pela saúde de todos os envolvidos no processo da retomada – de atletas à colaboradores. “Estamos muito felizes com a confirmação do retorno após cinco meses de paralisação.  Convocamos alguns profissionais – principalmente do Departamento Médico – e eles nos auxiliaram na elaboração de um protocolo – de acordo com as exigências dos órgãos competentes – e de uma logística ideal para esse processo. A partir disso, vamos reestabelecer o trabalho bem feito que sempre foi realizado nas nossas categorias de base, a fim de representar de forma digna a Chapecoense em todas as competições e, principalmente, promover a formação de grandes atletas e a valorização de ativos para a Chape”.

Ainda conforme Stakonski, o Campeonato Brasileiro Sub-20 tem previsão de início no dia 23 de setembro e o Sub-17 no dia 14 de outubro. O Campeonato Catarinense Sub-20 também teve a sua realização confirmada, mas ainda não tem datas definidas.

Por Alessandra Seidel 
×