Com experiência na competição, Foguinho busca ajudar a Chape na Copinha

Apesar da pouca idade dos atletas que integrarão a delegação da Chapecoense para a Copa São Paulo de Futebol Júnior – que inicia, para o clube alviverde, no próximo dia três – a maturidade e a experiência na competição surgem como diferencial para alguns. Vinícius Xavier – o Foguinho – é um bom exemplo disso: Aos 19 anos, o meia vai para a sua terceira participação na copinha.

Natural de Santo Antônio do Salto – distrito de Ouro Preto, em Minas Gerais – Foguinho deu os primeiros chutes aos seis anos, na própria cidade, e já aos 13 foi para o Cruzeiro, na capital mineira. De lá, passou pelo Guarani, pelo Juventus e pelo Botafogo-RJ. Em agosto deste ano, chegou ao clube verde e branco e iniciou, junto ao grupo, a preparação para o torneio mais importante na temporada das categorias de base.

Como todo bom canhoto, Foguinho se inspira na genialidade de Messi e, no Brasil, tem Éverton Ribeiro como grande referência. Meio campo com bom passe, bom drible e boa visão de jogo, o atleta se considera bastante técnico e se apoia nessas características para ter um bom desempenho e auxiliar a equipe na busca pelos objetivos. “Eu espero fazer um bom Campeonato e dar o meu melhor, porque assim como tem uma grande visibilidade pro grupo, também tem a visibilidade individual. Então, eu espero aparecer bastante até para ter a oportunidade de subir para o profissional da Chapecoense. A gente tem isso como objetivo, porque a Copinha é uma vitrine, é o principal campeonato da categoria”.

Por Alessandra Seidel
Foto: Márcio Cunha/ACF
×