Atletas das categorias de base passam por treinamento com o Corpo de Bombeiros

 

Na última segunda-feira (11), cerca de 130 atletas das categorias de base da Associação Chapecoense de Futebol participaram de um importante treinamento com o Corpo de Bombeiros de Chapecó. A atividade aconteceu no alojamento dos atletas – próximo a Arena Condá – e foi ministrado pelo sargento Luciano Huning. Antes do início do treinamento, o sargento fez questão de reiterar a segurança do alojamento do clube alviverde e a forma como o local atende padrões e critérios para que os jovens não fiquem encurralados em situações de emergência.

Durante as orientações, o sargento explicou aos atletas noções básicas de primeiros socorros e falou sobre a importância de conhecer a planta baixa do local onde estão, bem como os planos de emergência e evacuação de cada espaço. Além disso, ele falou de perigos relacionados à sobrecarga elétrica e dos riscos de incêndio e, por fim, demonstrou como devem ser utilizados os extintores e qual deve ser o comportamento em caso de incidentes envolvendo o fogo.

Após ministrar o treinamento, o sargento ressaltou, principalmente, a importância de que os atletas tenham como hábito o pensamento preventivo. “Acreditamos que a educação é tudo. A importância de preparar eles, diferente de outros meninos que residem numa casa, vão pra escola, voltam pra casa, qualquer passeio a mais é junto dos pais, esses garotos já tem uma autonomia e uma independência bem mais cedo. Assim como hoje eles estão num alojamento, daqui uns dias eles estão em outro, então é importante que em cada lugar que eles estejam, eles tenham esse pensamento de segurança, de prevenção”. Huning falou sobre a condução do treinamento – de forma lúdica, dinâmica e com muitas práticas – e afirmou que, tendo a atenção completa dos atletas para a possibilidade dos problemas, havia a garantia de que estavam atentos ao aprendizado. Por fim, ele afirmou a satisfação de todo o comando por ter realizado a atividade preventiva.

Adilson Kucharski, Gerente de Futebol das categorias de base da Chapecoense, falou da importância do treinamento. “Solicitamos o treinamento do Corpo de Bombeiros com os Atletas e Colaboradores da base, residentes ou não no alojamento, pela importância de mantê-los preparados para todo e qualquer procedimento correto no caso de alguma ocorrência.  Os conhecimentos adquiridos são de grande valia para a formação do Cidadão. A Chape sempre se preocupou com a saúde, segurança e bem estar dos seus Atletas e Colaboradores”.

Atualmente, cerca de 40 atletas residem no alojamento das categorias de base do clube alviverde.

Por Alessandra Seidel

×