Clube formador por excelência

A Chapecoense recebeu da Federação Catarinense de Futebol um importante documento que coloca o clube de vez entre os grandes do futebol brasileiro. É o selo de clube formador, concedido pela CBF. A certificação atesta que a Chape atende a todos os requisitos legais nas categorias de base e tem excelência na formação de novos atletas.

“A formação de atletas é talvez uma das coisas mais importantes de um clube profissional. A Chapecoense, ao obter esse certificado de formação, mais uma vez avança para se consolidar como um grande clube, um clube capaz de formar atletas e de construir grandes equipes. É assim que se constrói um grande projeto. A chancela desse certificado de formação é um passo importante para que que o projeto de integração com a base se torne cada vez mais realidade”, afirma o diretor executivo de futebol Rui Costa.

Para conseguir o selo, a Chape teve que preencher a vários requisitos. Entre eles:
– apresentar relação de técnicos e preparadores físicos das categorias de base, com habilitação para o exercício da função;
– comprovar a participação em competições oficiais das categorias;
– apresentar um programa de treinamento compatível com a faixa etária em horários também compatíveis com a atividade escolar dos atletas;
– manter controle sobre frequência e aproveitamento escolar dos atletas;
– proporcionar assistência médica e odontológica;
– garantir o acompanhamento por nutricionista e psicólogo;
– ter alojamentos dentro das especificações;
– e outros itens que proporcionam bem estar aos atletas em formação.

Para o embaixador da Chape, Jakson Follmann, a certificação da CBF dá ainda mais visibilidade à base do time. “Vamos poder olhar com ainda mais carinho para a nossa base e acima de tudo formar jogadores para o nosso time principal. Hoje isso é o mais importante. Teremos em casa grandes jogadores para serem lançados no time principal, tudo seguindo aos padrões mais altos adotados pelos principais clubes do Brasil.”

César dal Piva, diretor das categorias de base, revela que a maior adequação foi nos alojamentos oferecidos pelo clube. “Hoje temos uma instalação super moderna, nova, em que os atletas de todas as categorias ficam juntos. Além do novo alojamento, estamos construindo um novo refeitório dentro desse mesmo complexo”, revela. São ao todo 150 meninos divididos em cinco categorias, do sub-11 ao sub-20.

Dal Piva destaca ainda a importância dos 46 pólos da Chapecoense na região, principal foco de captação de atletas para a base. “O primeiro objetivo é formar cidadãos”, afirma o diretor. “Nossa base é forte, ficamos entre os dez melhores em todas as categorias em nível nacional nas competições que disputamos”.

Nos últimos anos a base da Chape formou atletas como Shaylon e Douglas Grolli, todos em grandes equipes do futebol brasileiro. Além disso, hoje 10 atletas que integram o grupo profissional  da Chapecoense são oriundos da base.

“Esse é mais um passo e uma conquista importante para nossa Chapecoense. Nós temos nos estruturado em todos os setores para acompanhar o grande crescimento que tivemos nos últimos anos dentro e fora de campo. Esta certificação coroa o trabalho que estamos fazendo para melhorar o nosso centro de formação de atletas, sabemos que tudo começa por uma boa base. O futuro da Chapecoense começa por uma base forte e uma formação completa e é isso que buscamos”, completa o presidente Plínio David de Nes.

Por Lara Mota

×